Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Associação das bebidas espirituosas quer reforço da prevenção nos jovens

A Associação das Bebidas Espirituosas defende o reforço dos programas de prevenção de consumo álcool por menores e diz que os dados que mostram descidas neste consumo pelos adolescentes provam que as ações de prevenção devem ser reforçadas.

Associação das bebidas espirituosas quer reforço da prevenção nos jovens
Notícias ao Minuto

09:21 - 14/05/20 por Lusa

País Álcool

Em comunicado, a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) recorda os dados divulgados pelo SICAD -- Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e considera positivo o facto de os jovens portugueses estarem a consumir menos bebidas alcoólicas.

A ANEBE considera os números encorajadores e defende que "atestam a importância de continuar a exercer um papel de responsabilidade social de prevenção em matéria de álcool nos menores de idade".

"O consumo de bebidas alcoólicas em excesso é uma das maiores preocupações e prioridades de ação da ANEBE e de toda a indústria das bebidas espirituosas", insiste.

O estudo divulgado esta semana pelo SICAD mostra que o álcool é a principal substância psicoativa consumida pelos jovens alunos, seguido do tabaco.

Indica ainda que os comportamentos de maior risco são limitados a uma minoria e sublinha que, face ao estudo anterior (2015), no caso do álcool há uma ligeira descida no tempo de consumo e os casos de embriaguez são também menos, mas essencialmente nos rapazes, já que face a 2015 há um ligeiro aumento do consumo por parte das raparigas.

Citado no comunicado, João Vargas, secretário-geral da ANEBE afirma que "há um caminho a percorrer" e não se deve "baixar a guarda"

"Importa não obliterar os ganhos conseguidos nos últimos anos. Vivermos em plena situação de pandemia, não deve retirar importância a outras questões relevantes de saúde pública. O consumo de bebidas alcoólicas por menores é uma batalha que só pode ser ganha em cooperação com todos os intervenientes, públicas e sociedade civil", defende.

A ANEBE desenvolve com vários parceiros da sociedade civil -- associações juvenis, associações académicas nas áreas da medicina e enfermagem, escolas, associações da economia social -- o programa "Menores nem uma Gota".

O programa tem como missão "mobilizar a sociedade portuguesa para o cumprimento das metas e objetivos do Plano Nacional para a Redução de Comportamentos Aditivos 2020, que visam a redução do consumo de bebidas alcoólicas a menores", recorda a associação.

Entre 2017 e 2020, o programa "Menores nem uma Gota" desenvolveu várias ações de prevenção e sensibilização por todo o país com escolas, pais e alunos, assim como uma estratégia digital destinada aos pré-jovens e jovens (www.menoresnemumagota.pt).

A ANEBE apela ainda a toda a sociedade civil para se manter vigilante e continuar o esforço de promoção de iniciativas de prevenção de consumo de álcool com escolas, alunos e pais: "Todos não seremos demais neste esforço", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório