Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PSD de Figueiró dos Vinhos alerta para estragos de javalis nas culturas

O vereador do PSD em Figueiró dos Vinhos pediu à Câmara para ser elaborada uma estratégia para evitar os estragos que os javalis estão a causar nas culturas dos agricultores do concelho.

PSD de Figueiró dos Vinhos alerta para estragos de javalis nas culturas
Notícias ao Minuto

08:35 - 14/05/20 por Lusa

País Agricultura

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, Filipe Silva recomendou à autarquia que "a Câmara Municipal deve, com urgência, chamar o assunto a si".

Perante "as inúmeras queixas que se ouvem um pouco por todo o concelho", o PSD defende que a autarquia, "em articulação com as entidades competentes e as associações de caçadores", possa "delinear estratégias para a elaboração de um plano rápido de redução e controlo da população de javalis".

A medida deve sempre "respeitar a legislação ambiental e os requisitos de proteção da natureza e da própria espécie".

Segundo a mesma nota, "os produtores e proprietários rurais estão preocupados com os avultados e crescentes prejuízos agrícolas decorrentes do aumento descontrolado da população de javalis".

Os animais "invadem os lugares, destruindo as culturas, as hortas, os quintais e a agricultura de subsistência de muitas famílias", acrescentou o PSD.

"Segundo vários munícipes com quem falámos, estamos perante o aumento exponencial de javalis que de forma avassaladora irrompe todos os dias pelas povoações. Já há casos assinalados na própria vila, deixando atrás de si um rasto de destruição e de prejuízos".

"Estamos perante situações de superpopulação, que podem vir até a constituir uma ameaça para a saúde pública, por se revelarem um meio de fácil transmissão de doenças, como a tuberculose, a triquinose ou, mais grave ainda, a peste suína africana", alerta o social-democrata.

Filipe Silva acrescentou que há ainda a questão da "segurança rodoviária, que também é preciso acautelar".

"Muitos acidentes são causados por javalis que atravessam inesperadamente as estradas. É, pois, urgente tomar medidas. Segundo as associações de caçadores, está na altura de fazer as esperas, porque é quando os animais começam a procurar novas culturas", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório