Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pandemia não é uma competição, mas El País questiona segredo 'luso'

Especialistas apontam vários fatores mas, salientam, que Portugal teve tempo e agiu antes.

Pandemia não é uma competição, mas El País questiona segredo 'luso'
Notícias ao Minuto

16:42 - 11/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Ao longo das últimas semanas, muitos foram os meios de comunicação social (e não só) que questionaram o ‘segredo’ de Portugal no sucesso do combate à pandemia da Covid-19, quando comparados os números de mortos e infetados com os de outros países europeus, como Itália e, principalmente, Espanha, estado com o qual faz fronteira.

Este domingo, foi a vez do El País, comparar os números dos ‘nuestros hermanos’ com os que por cá se registam.

“Espanha, um país ainda confinado que totaliza mais de 26 mil mortes por coronavírus, olha com uma mistura de inveja e perplexidade para os vizinhos ocidentais. Em nenhum momento Portugal impôs uma quarentena obrigatória à população em geral – era um dever cívico -, não parou a sua economia – apesar de fechar restaurantes e lojas – e, contudo, acumula pouco mais de mil mortes. Em outras palavras, cinco vezes menos mortes por habitante”, salienta a publicação espanhola.

“Qual é o segredo? Quais são as diferenças entre dois países de cultura semelhante, que partilham a mesma península?”, questiona mesmo o El País.

“Especialistas de ambos os lados da fronteira apontam para vários fatores, como menos tráfego de passageiros (principalmente de Itália), mas, acima de tudo, concordam que os portugueses agiram antes. Tiveram tempo de ver o que estava a acontecer a outros países e, com apenas 100 casos de Covid-19 e sem mortes, declararam estado de alerta, algo que, só aconteceu em Espanha depois de 4.209 casos positivos e 120 mortes”, acaba por explicar o próprio jornal aos seus leitores.

Além desta antecipação, que é a chave para o sucesso, de acordo com os especialistas, espanhóis e portugueses entrevistados pelo El País, um dos investigadores, Alberto Infante, aponta três outras características que podem ter feito a diferença: “Não possuem um sistema de autonomias regionais, o que complica a tomada de decisões; Governo e oposição uniram-se, lançando a mesma mensagem desde o início e a população assistiu ao que se estava a passar noutros países europeus, ficando desde logo consciente do que poderia vir a acontecer”.

“Apesar de Portugal apresentar números melhores que os espanhóis em termos de casos de infeção e de mortes por 100 mil habitantes, também não é um exemplo perfeito”, sublinha o El País, recordando que Portugal ocupa o 9.º lugar em mortes por um milhão de habitantes entre os 27 países da União Europeia, sendo ainda o 6.º em número de contágios (tabela na qual Espanha aparece em 2.º lugar).

Já em jeito de conclusão, o jornal espanhol lembra que “a pandemia não é uma competição entre países para ver quem faz melhor”, mas frisa que a comparação de resultados “pode servir para aprender”, sendo certo que até terminar a onda epidémica “as conclusões não serão sólidas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório