Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens em hipotermia resgatados de rio em Viana do Castelo

Adolescentes foram surpreendidos pela subida da maré.

Jovens em hipotermia resgatados de rio em Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

19:10 - 10/05/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Viana do Castelo

Três jovens de Viana do Castelo, entre os 17 e os 19 anos, foram resgatados, este sábado, do rio Lima em hipotermia e conduzidos ao hospital, tendo sido notificados pelo incumprimento da interdição das praias fluviais e marítimas.

De acordo com o jornal O Minho, os adolescentes ficaram foram atrás de uma bola até aos pegões da ponte Eiffel, mas acabaram surpreendidos pela subida da maré e ficaram mais de meia-hora sem conseguir regressar a terra.

O alerta foi dado pelas 17h15, por um amigo dos jovens. No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, Cruz Vermelha, Polícia Marítima e PSP.

Já a Lusa falou com o agente Marcelino Costa, da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo, que explicou que "os jovens, da freguesia de Darque, na margem esquerda do rio Lima, estavam a tomar banho quando sentiram dificuldade no regresso a terra".

Um dos jovens "ainda conseguiu nadar até ao areal, junto à capela de São Lourenço e, os outros dois, agarraram-se à base de um dos pilares da ponte Eiffel, tendo sido resgatados por um barco de recreio".

O responsável adiantou que os "três jovens foram conduzidos ao hospital devido ao estado de hipotermia em que se encontravam".

Questionado pela Lusa, o agente Marcelino Costa adiantou que os jovens estavam a praticar uma atividade que não é permitida ao abrigo do estado de calamidade decretado pelo Governo, na sequência da pandemia de covid-19 e que "vão ser notificados do incumprimento daquela norma".

O agente Marcelino Costa explicou que "só serão alvo de processo se reincidirem na sua prática".

Na terça-feira, a Câmara de Viana do Castelo renovou a interdição do acesso às praias fluviais e marítimas do concelho.

O alerta foi dado cerca das 17h15.

Ao local compareceram um total de 13 operacionais, e cinco viaturas, dos Bombeiros Sapadores, Cruz Vermelha e PSP.

Para o local a PM mobilizou dois agentes, uma viatura de todo o terreno e uma lancha semirrígida que acabaria por não ser utilizada.

Portugal contabiliza 1.135 mortos associados à covid-19 em 27.581 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais nove mortos (+0,8%) e mais 175 casos de infeção (+0,6%).

Das pessoas infetadas, 797 estão hospitalizadas, das quais 112 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 2.499 para 2.549.

Portugal entrou dia 3 de maio em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório