Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Macedo de Cavaleiros entrega computadores a 150 alunos do concelho

O município de Macedo de Cavaleiros vai disponibilizar na segunda-feira 150 computadores portáteis a outros tantos alunos adquiridos ao abrigo do Programa de Ensino à Distância nas Escolas, no valor de 60.000 euros, indicou hoje fonte da autarquia.

Macedo de Cavaleiros entrega computadores a 150 alunos do concelho
Notícias ao Minuto

16:28 - 09/05/20 por Lusa

País Macedo de Cavaleiros

"No total, foram identificados no nosso concelho cerca de 150 alunos que necessitavam de equipamento informático para poderem acompanhar o ensino à distância", disse o presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

O autarca transmontano disse que "esta medida representa um investimento na ordem dos 60 mil euros para comprar computadores que vêm já equipados com o 'software' mais usual para trabalhar e ainda um plafond de 30 gigas de dados móveis, para usufruir nos próximos três meses".

"No ato da entrega, os responsáveis do Agrupamento de Escolas vão dar formação aos pais para a utilização dos equipamento, o que pretende mitigar as dificuldades que alguns alunos tinham para continuar a acompanhar o ensino nas escolas, agora feito à distância [devido ao novo coronavírus]", frisou o autarca do distrito de Bragança.

Os computadores vão ser cedidos "em regime de empréstimo", devendo ser usados nas escolas aquando do regresso à normalidade no setor da Educação.

Benjamim Rodrigues recorda que "este surto pandémico veio colocar novos desafios às autarquias, que têm feito um esforço significativo para ajudar os munícipes a ultrapassarem este momento mais delicado".

"No caso específico da Educação, o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros identificou cerca de centena e meia de alunos, desde o Ensino Básico até ao Secundário, que não tinham computadores ou sequer possibilidade de os adquirir, motivo pelo qual foi feito este investimento", referiu.

Em Portugal, morreram 1.126 pessoas das 27.406 confirmadas como infetadas, e há 2.499 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Portugal entrou no passado domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório