Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

PSP "permanecerá empenhada na construção da União Europeia"

Assinala-se este sábado, dia 9, o Dia da Europa.

PSP "permanecerá empenhada na construção da União Europeia"
Notícias ao Minuto

23:40 - 08/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Europa

Assinando o Dia da Europa, que se celebra este sábado, dia 9, a Polícia de Segurança Pública lembra algumas datas sobre as missões de Portugal no contexto europeu e destaca  que "permanecerá empenhada na construção da União Europeia e no desenvolvimentos dos seus instrumentos de cooperação policial", mantendo-se "preparada para representar Portugal ao mais alto nível". 

"A Polícia de Segurança Pública (PSP) tem contribuído para apresentar Portugal como um membro da União Europeia disponível para participar nas iniciativas europeias e empenhado no reforço da paz mundial", assinala a força de segurança através de um comunicado. 

Na mesma nota, a PSP recorda que participou pela primeira vez numa missão da UE no ano de 2003, na Bósnia Herzegovina, que deu continuidade à missão da ONU naquele país.

Desde esse ano e até ao presente, a PSP já participou em oito missões da União Europeia, na Bósnia Herzegovina, Congo, Geórgia, Macedónia, Mali, Níger e Palestina. "Atualmente, a PSP representa Portugal nas missões EUCAP SAHEL Mali, EUPOL COPPS - Palestina e EULEX Kosovo", pode ler-se. 

E que funções têm desempenhado os polícias portugueses? "Desde chefia de missões e outras funções de direção em organismos europeus, gestão de projetos, exercício de proteção pessoal a entidades, disponibilização de formação e treino às forças policiais locais ou exercício de funções de apoio técnico/mentoring aos responsáveis pelas forças policiais locais", refere a PSP

A PSP participa também assiduamente, desde 2014, nas operações da FRONTEX - agência europeia de guarda-costeira e fronteiras que promove a segurança das fronteiras externas da União Europeia, apoiando os EM com maior índice de criminalidade transfronteiriça, nomeadamente imigração ilegal, tráfico de seres humanos, furto de veículos, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório