Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

PSP prolonga validade das pulseiras para encontrar crianças perdidas

A validade das pulseiras para localizar crianças perdidas, do programa 'Estou Aqui' 2019, foi prolongada até 15 de julho, anunciou hoje a PSP.

PSP prolonga validade das pulseiras para encontrar crianças perdidas
Notícias ao Minuto

11:13 - 08/05/20 por Lusa

País Crianças

"Tradicionalmente, têm início em maio as inscrições para a nova edição anual do programa. Contudo, atendendo ao especial contexto de saúde pública que vivenciamos, a validade das pulseiras da edição de 2019 que estariam ativas até 31 de maio, é prolongada até 15 de julho", informou a Polícia de Segurança Pública, em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, o 'Programa Estou Aqui! Crianças -- 2020' será lançado "assim que for possível".

A iniciativa foi criada em 2012, em parceria com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e o Instituto de Apoio à Criança, entre outras entidades, tendo sido já distribuídas e ativadas mais de 375.000 pulseiras a crianças entre os dois e os dez anos de idade.

"Cada pulseira distribuída dispõe de um código alfanumérico único, o qual permite que qualquer pessoa que encontre uma criança perdida a sinalize via 112", lê-se no documento.

A chamada é depois encaminhada para a PSP, que dispõe dos dados associados à pulseira e, "de forma célere", contacta os pais, educadores ou tutores da criança que se encontre perdida.

O Estou Aqui! Crianças abrangeu em 2019 mais de 77.000 crianças, registando-se oito situações de "acionamento da pulseira para garantir a reunião de uma criança perdida com a família".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório