Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Faculdades da Universidade do Porto com novas medidas para retoma

A realização de exames 'online', suspensão das aulas clínicas e medição da temperatura à entrada, são algumas das medidas delineadas pelas 14 faculdades da Universidade do Porto que, na generalidade, seguem as recomendações da reitoria para retomar as atividades.

Faculdades da Universidade do Porto com novas medidas para retoma
Notícias ao Minuto

18:13 - 07/05/20 por Lusa

País Covid-19

Numa mensagem à comunidade académica, o reitor da Universidade do Porto afirmava, no final de abril, que com o levantamento do Estado de Emergência, a prioridade era o "restabelecimento das atividades de investigação e dos serviços de apoio aos estudantes".

Desde então, as 14 faculdades têm vindo a reajustar os seus planos, sendo que a maioria já delineou as principais medidas.

Numa nota partilhada no seu 'site', a Faculdade de Arquitetura adianta que a reabertura será a partir do dia 18 de maio e que, além do uso obrigatório de máscaras, será feita a "medição da temperatura da comunidade académica [sem o registo de dados] no ponto de entrada para as instalações".

Todas as atividades curriculares "devem decorrer" à distância e os testes ou exames de recurso podem ser realizados presencialmente de 29 de junho a 01 de julho, desde que em anfiteatros ou salas de grande dimensão.

Também a Faculdade de Belas Artes dá nota, numa publicação no seu 'site', que continuará com a modalidade de ensino à distância, mas que até ao dia 29 de maio, as atividades dos ateliês e das oficinas vão arrancar gradualmente.

A época normal de exames para os alunos de artes, que decorre de 01 a 05 de junho, será "preferencialmente 'online'".  

Por forma a seguir as recomendações, a Faculdade de Letras "aconselhou os docentes a privilegiarem a avaliação distribuída (contínua) sem exame final", lê-se também numa publicação no seu 'site'.

O uso obrigatório de máscara é uma das medidas do plano da Faculdade de Psicologia, que reabre no dia 11 de maio e que recomenda a utilização dos espaços "unicamente" para as tarefas necessárias.

A solução encontrada pela Faculdade de Direito, que reabriu na segunda-feira, assenta na realização de exames 'online' à distância e por consulta. Caso tal não seja possível, os exames podem, mediante justificação, ser realizados presencialmente.

Se na área das humanidades, os planos variam, o mesmo se verifica, na área das matemáticas, ciências e engenharias.

A Faculdade de Economia não prevê a retoma de aulas presenciais, no entanto, os exames serão todos presenciais, salvo se o número de estudantes inscritos for demasiado elevado. Aí, serão adotadas modalidades de avaliação à distância.

Já a Faculdade de Ciências, que reabriu na segunda-feira, está a preparar a retoma gradual das aulas presenciais e laboratoriais, sendo que a capacidade destes espaços foi adaptada e reduzida a um terço do habitual.

A Faculdade de Nutrição, que retoma "brevemente" as atividades, prevê manter o ensino à distância e realizar exames presenciais em apenas 16 unidades curriculares.

Na Faculdade de Farmácia não estão previstas aulas presenciais, nem exames, sendo que a faculdade está a equacionar a criação de atividades complementares de formação laboratorial.

Também a Faculdade de Engenharia não equaciona a retoma de aulas presenciais, à exceção das aulas laboratoriais que "não possam ser realizadas à distância no âmbito de projetos de investigação ou estágios".

Os exames presenciais decorrem de 15 de junho a 24 de julho e para os estudantes com estatutos especiais, as provas serão entre o dia 18 de maio e 09 de junho.

Já a Faculdade de Desporto mantém o ensino à distância até ao final de maio, sendo que 10 unidades curriculares deverão ter aulas presenciais em junho. As avaliações serão marcadas num pavilhão preparado com o devido distanciamento e medidas de higienização.

A Faculdade de Medicina Dentária, que reabre no dia 12 de maio, prevê avaliações entre junho e julho, à distância e presenciais.

A Faculdade de Medicina, única unidade orgânica que partilha instalações com um hospital, mantém suspenso o ensino clínico e apenas algumas atividades laboratoriais vão ser retomadas.

Com o calendário de exames a ser definido, a faculdade está a estudar os espaços que cumpram o distanciamento social, segurança e higiene.  

Por sua vez, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), que retoma atividade no dia 11 de maio, vai optar pelo regime de ensino à distância e o modelo de avaliação distribuída sem exame final ou com o exame final à distância.

Apesar de diferentes planos, todas as faculdades da Universidade do Porto vão providenciar à comunidade académica o material de proteção individual necessário, sendo que também todas garantem que o plano está sujeito a alterações e reajustes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório