Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Recebeu uma entrega em casa? Veja o que deve fazer para se manter seguro

Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu recomendações para estafetas e clientes seguirem em tempos de pandemia.

Recebeu uma entrega em casa? Veja o que deve fazer para se manter seguro
Notícias ao Minuto

16:20 - 07/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

O aumento das entregas nas habitações tornou-se uma realidade nestes tempos de pandemia. Seja comida, compras de supermercado ou outros objetos encomendados na Internet, os cuidados têm agora de ser redobrados, tanto pelo estafeta que entrega como pelo cliente que recebe. 

A Direção-Geral da Saúde emitiu, esta quinta-feira através das redes sociais, algumas recomendações a seguir por ambas as partes nestes momentos. 

Começando pelo estafeta do serviço de entregas ao domicílio, a autoridade refere que este deve "cumprir as medidas de distanciamento, higiene pessoal e ambiental", bem como "assegurar a limpeza e descontaminação dos equipamentos utilizados para o transporte de encomendas e superfícies de contacto frequente". 

Na recolha, terá de manter a distância recomendada de dois metros em relação às outras pessoas e "evitar tocar em superfícies que possam estar contaminadas" como portas ou puxadores. Já na entrega, deverá "lavar ou desinfetar as mãos depois do pagamento com dinheiro ou por terminal de pagamento automático". Este deve ser descontaminado sempre que seja utilizado.

Quanto ao cliente, este deve "evitar o pagamento com moedas ou notas, dando preferência ao pagamento eletrónico", uma vez que não implica contacto direto. Mas se tiver mesmo de pagar em dinheiro, "privilegie o pagamento com um montante certo e desinfete as mãos antes e depois de tocar no mesmo". 

Se for um caso suspeito ou confirmado de Covid-19 deve evitar receber as encomendas presencialmente. "Em caso de necessidade extrema, deve recebê-la com máscara", conclui a DGS

Após receber o pacote, o cliente deve "retirar de imediato a embalagem exterior, evitando o contato da mesma com superfícies da casa" e, de imediato, colocá-la no lixo. Depois, higienizar as mãos com água e sabão ou uma solução de base alcoólica. 

Recorde-se que Portugal regista, esta quinta-feira, um total de 1.105 mortes (mais 16, um aumento de 1,47% nas últimas 24 horas) e 26.715 infetados (mais 533, uma variação de 2,04% em relação a ontem) pela Covid-19

Leia Também: Lavar a roupa em tempos de pandemia. DGS deixa recomendações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório