Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Todos Por Quem Cuida' angariou mais de um milhão de euros num mês

O movimento 'Todos Por Quem Cuida' angariou mais de um milhão de euros num mês, tendo já distribuído 40 mil máscaras, cinco mil viseiras e mais de 500 litros de gel desinfetante, entre outros equipamentos, foi hoje anunciado.

'Todos Por Quem Cuida' angariou mais de um milhão de euros num mês
Notícias ao Minuto

10:49 - 07/05/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo o movimento, "estão também a ser distribuídas a todos os hospitais do país as câmaras de proteção que reduzem o risco de contágio pelo novo coronavírus e outros agentes infecciosos".

"Em apenas um mês, o movimento 'Todos Por Quem Cuida' angariou mais de um milhão de euros, reuniu diverso equipamento hospitalar e de proteção individual, tal como outros materiais determinantes e que estão a fazer a diferença na segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses", adianta em comunicado.

Os donativos permitiram, por exemplo, adquirir 500 câmaras de proteção profissional ao ato de entubação e extubação que já começaram a ser entregues a todos os hospitais do país do Serviço Nacional de Saúde e dos setores social e privado.

"Este equipamento funciona como uma barreira física entre o doente e os profissionais, diminuindo significativamente o risco de contágio pelo novo coronavírus e outros agentes infecciosos", refere o movimento que nasceu para entregar material determinante para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses durante a pandemia da covid-19.

De acordo com o comunicado, as primeiras câmaras foram entregues no dia 27 de abril ao Hospital de Santo António, no Porto, e estão a ajudar a retomar a atividade cirúrgica com mais segurança.

Até ao momento, o movimento já distribuiu 40 mil máscaras (cirúrgicas e FFP2), 5,5 mil viseiras, 360 colchas e mais de 550 litros de gel antisséptico.

Entre os beneficiários das dádivas encontram-se hospitais públicos, instituições particulares de solidariedade social, entidades particulares de saúde, também as forças de segurança, bombeiros, cuidadores, entre outras profissões chamadas a combater a COVID-19.

A iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Aapifarma -- Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e de outras instituições da sociedade civil, continuando a receber diariamente "o apoio de inúmeras entidades e pessoas".

Os contributos podem realizar-se através de transferência bancária para a Conta Solidária "Todos Por Quem Cuida" e os donativos em espécie e os pedidos de apoio podem ser comunicados à Comissão de Acompanhamento através dos endereços de correio eletrónico todosporquemcuida@ordemdosmedicos.pt e todosporquemcuida@ordemfarmaceuticos.pt.

O movimento responde a "um apelo nacional e materializa a resposta de todos os que desejam apoiar quem cuida, reconhecendo que esta crise só será ultrapassada com a participação, a solidariedade e a união de todos".

Portugal contabiliza 1.089 mortos associados à covid-19 em 26.182 casos confirmados de infeção, revelam os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo os quais há 2.076 pessoas recuperadas.

Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório