Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Etiqueta respiratória durante pandemia. É tão importante porquê?

Direção-Geral da Saúde reiterou diversos avisos e conselhos sobre como combater a Covid-19.

Etiqueta respiratória durante pandemia. É tão importante porquê?
Notícias ao Minuto

08:25 - 07/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Nestes tempos de pandemia, a expressão 'etiqueta respiratória' entrou nas nossas vidas e pelas nossas casas. Esta representa um conjunto de medidas a adotar para se manter seguro e evitar contaminações nos momentos em que tem, por exemplo, de tossir ou espirrar. 

Neste seguimento, a Direção-Geral da Saúde (DGS) veio, através das redes sociais, reiterar quais são os cuidados que se devem ter. "Ao tossir ou espirrar, não use as mãos, elas são um dos principais veículos de transmissão da doença. Use um lenço de papel ou o antebraço", recorda a autoridade para a saúde. 

Depois, "deite o lenço ao lixo e lave sempre as mãos a seguir a tossir ou espirrar". 

Mas qual a razão de a etiqueta respiratória ser tão importante? A DGS sublinha que "quando tosse, espirra ou fala, liberta gotículas, secreções ou aerossóis que podem ser inspirados por outras pessoas ou depositar-se em objetos e superfícies que rodeiam". 

"Com medidas de etiqueta respiratória consegue proteger as outras pessoas", conclui. 

De lembrar que, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, Portugal conta com 1.089 vítimas mortais e 26.182 casos confirmados desde o início da pandemia da Covid-19.

Leia Também: Lavar a roupa em tempos de pandemia. DGS deixa recomendações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório