Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Lar do Comércio em Matosinhos quer montar hospital de campanha na creche

O Lar do Comércio, em Matosinhos, que já regista 19 mortes pela covid-19, quer montar um hospital de campanha na creche/jardim-de-infância, testar todos os idosos e funcionários e desinfetar todo o edifício, adiantou hoje à Lusa fonte da direção.

Lar do Comércio em Matosinhos quer montar hospital de campanha na creche
Notícias ao Minuto

23:15 - 06/05/20 por Lusa

País Covid-19

Na terça-feira, a instituição entregou à Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, e às autoridades de saúde um plano de mobilização interna para separar utentes infetados de não infetados, plano que já obteve o aval do delegado de saúde, revelou a mesma fonte.

Contudo, para colocar em prática o plano a instituição precisa da colaboração das entidades e autoridades porque, realçou a fonte, é uma "operação complexa e um investimento avultadíssimo".

Uma das soluções apresentadas pelo Lar do Comércio, e exposta no plano, passa pela criação de um hospital de campanha na creche/jardim-de-infância, edifício situado a cerca de 100 metros do lar, mas para tal necessita da concordância da Segurança Social para esta "transformação".

A fonte explicou que a creche/jardim-de-infância é de piso térreo, tendo "excelentes condições" para ser um "espaço covid-19" e acolher os utentes que testarem positivo.

Os utentes que testarem negativo ficarão numa das duas alas do lar, enquanto a outra é desinfetada e higienizada, sublinhou.

Além da criação de um "espaço covid-19" e da higienização do edifício principal, a instituição pretende testar todos os utentes e funcionários por questões de segurança, salientou.

"O objetivo é que o lar fique absolutamente seguro, sem qualquer hipótese de contágio", frisou a fonte.

Neste momento, a instituição tem uma equipa multidisciplinar com cerca de 100 médicos, enfermeiros e auxiliares técnicos, ressalvou a fonte, destacando estar a fazer um "esforço enorme" porque sendo uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) não tem "obrigação nenhuma" de ser uma unidade de saúde.

Os contactos com os familiares dos utentes estão a ser normalizados a "pouco e pouco", garantiu.

O Lar do Comércio, com cerca de 200 utentes, conta com 19 mortes, 85 utentes infetados, dos quais 73 no lar e 12 hospitalizados e uma recuperação, uma idosa de 88 anos.

Portugal contabiliza 1.089 mortos associados à covid-19 em 26.182 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório