Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

GNR assinala Dia da Língua Portuguesa. "Continuaremos a guardar Portugal"

Entidade fez trocadilho entre o substantivo ‘Guarda’ (de Guarda Nacional Republicana) e o verbo guardar.

GNR assinala Dia da Língua Portuguesa. "Continuaremos a guardar Portugal"
Notícias ao Minuto

10:26 - 05/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Língua Portuguesa

Esta terça-feira, dia 5 de maio, celebra-se pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa e nem a Guarda Nacional Republicana (GNR) quis deixar de assinalar o dia.

Numa publicação partilhada na página de Facebook, a entidade fez um trocadilho entre o substantivo ‘Guarda’, de GNR, e o verbo ‘guardar’.

“Em bom português, ‘guarda’ deriva do verbo guardar. É vigiar, proteger e também cuidar! Pela sua segurança, continuaremos a Guarda (r) Portugal e os portugueses”, lê-se na publicação que traz consigo ainda uma imagem com os vários significados da palavra Guarda.

Recorde-se que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou, em novembro do ano passado, 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, mediante proposta de todos os países lusófonos apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial.

É língua oficial dos nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório