Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Em isolamento? A DGS diz-lhe quais os cuidados a ter em casa

Direção-Geral da Saúde revela nove 'regras de ouro' para combater o novo coronavírus.

Em isolamento? A DGS diz-lhe quais os cuidados a ter em casa
Notícias ao Minuto

07:56 - 04/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou nove 'regras de ouro' que deve seguir se tem indicação para isolamento na sua habitação. Estas surgem no âmbito do combate ao novo coronavírus que, em Portugal, até este domingo, já fez 1.043 mortes e infetou 25.282 pessoas, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico. 

Assim, deve começar por saber que a limpeza se faz com lixívia, numa porção de 10ml por cada litro de água. Quanto à loiça e talheres, estes devem ser lavados a altas temperaturas e, se possível, na máquina de lavar, recomendou a autoridade de saúde. 

A divisão onde se encontra deve ser deixada "bem ventilada", sendo a quarta regra uma das mais ouvidas durante esta pandemia: "Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução à base de álcool". 

Deve também ter "sempre o telemóvel com bateria e o com ligado". Já quanto à roupa e aos lençóis, estes devem ser "introduzidos num saco fechado" ao transportar para a máquina de lavar. 

O caixote do lixo deverá ter uma tampa e abertura de pedal, sendo que no seu interior deve existir "um saco com fecho". 

A pessoa em isolamento terá de "manter a porta do quarto sempre fechada" e, conclui a DGS, "se possível", deve ser deixada uma "casa de banho de uso exclusivo para o doente". Se isto não for exequível, "limpe e desinfete a casa de banho após a utilização". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório