A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinalou nas redes sociais o Dia Internacional do Cão-Guia que se celebra esta quarta-feira, dia 29 de abril.
“Este dia, que se celebra anualmente na última quarta-feira de abril, traduz-se num agradecimento ao nobre animal que guia os invisuais durante o quotidiano, assim como um reconhecimento pelo seu trabalho e importância na sociedade. Obrigado à Escola de Cães-guia para Cegos!”, lê-se na publicação, partilhada na página de Facebook da entidade.
Na mesma nota, os militares relembraram alguns cuidados que devemos cumprir perante estes animais que, “quando acompanhados por pessoa com deficiência ou treinador habilitado, podem aceder a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público”.
Por exemplo, quando vir um cão-guia (e nós sabemos que é difícil resistir), não lhe faça festas nem o distraia. Ele está “em trabalho”.
“Nunca toque no arnês de um cão-guia. Só o seu utilizador o deve fazer”, lembrou a GNR.
Além disso, os militares recordam que nunca deve oferecer comida a um cão-guia e deve colocar a trela no seu cão sempre que se aproximar de uma dupla cego/cão-guia.