Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Fundo Emergência Abem já angariou 159 mil euros para medicamentos

O Fundo Emergência Abem Covid-19 divulgou hoje que já conseguiu angariar 159.000 euros para ajudar famílias que tenham dificuldades de acesso a medicamentos.

Fundo Emergência Abem já angariou 159 mil euros para medicamentos
Notícias ao Minuto

15:42 - 28/04/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, este movimento solidário informa que 26 autarquias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ativaram já o fundo, que atualmente assegura a entrega de medicamentos de 20 hospitais junto das famílias.

Os responsáveis desta iniciativa antecipam que as necessidades de acesso a medicamentos venham a crescer nos próximos dias, em função do crescimento de situações de desemprego e 'lay-off' nas empresas, pelo que estão no terreno a identificar cidadãos que, devido à pandemia do novo coronavírus, apresentem necessidades específicas para serem apoiados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde.

"A pandemia covid-19 vai levar muitas famílias a situações de carência económica que precisam da ajuda de todos nós para aceder a bens essenciais como os medicamentos. Por outro lado, há doentes de risco que necessitam de receber em casa os medicamentos hospitalares evitando deslocações a hospitais. Com a solidariedade de todos, a Emergência Abem covid-19 vem dar resposta a quem mais precisa", refere Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade promotora da iniciativa.

A distribuição dos medicamentos hospitalares, entregues por mais de 20 hospitais, permite aos cidadãos recebê-los nas suas casas ou, caso prefiram, numa farmácia local, evitando deslocações que coloquem em risco a sua saúde.

Dezenas de empresas e cidadãos solidários já contribuíram para esta causa totalizando, até ao momento, 159.106,71 euros.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório