Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Funcionários dos lares de Loures começam hoje a ser testados

Seiscentos funcionários de 25 lares do concelho de Loures vão ser testados à covid-19, na sequência do plano conjunto dos municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.

Funcionários dos lares de Loures começam hoje a ser testados
Notícias ao Minuto

14:15 - 28/04/20 por Lusa

País Covid-19

A concretização deste plano, que envolve representantes locais, regionais e distritais de proteção civil, segurança social e saúde, teve início na segunda-feira, tendo sido realizados testes nos municípios de Sintra e de Setúbal.

Hoje, os testes irão arrancar em lares e estruturas de apoio a idosos do concelho de Loures, onde no total irão ser testados 600 funcionários, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara, Bernardino Soares.

"Os testes irão decorrer em lares legais e livres da covid. Será feito em três datas e nesta primeira [hoje] vão ser testadas 250 pessoas, de nove instituições", apontou.

A testagem irá prosseguir nos dias 06 e 16 de maio.

Contudo, Bernardino Soares ressalvou que as entidades irão começar pelos lares de maior dimensão.

"São medidas essenciais e que deverão continuar no futuro. Já propus que esta coordenação entre as diferentes entidades permaneça por mais meses, para que a situação seja monitorizada", sublinhou.

Este plano foi ultimado na quinta-feira, numa reunião por videoconferência que envolveu a AML e autarcas dos seus 18 municípios, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e responsável do Governo pela execução do estado de emergência na região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, assim como entidades de saúde.

O plano tem para já uma duração prevista de 10 dias úteis, para uma estimativa de 8.000 funcionários, mas deverá ser estendido, assumindo-se que não se deverá conseguir testar todas as pessoas neste período.

A recolha, colheita e entrega de testes para análise será feita por técnicos dos agrupamentos dos centros de saúde e das comissões de proteção civil.

O tratamento e análise dos testes estão a cargo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz.

Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 20 mortos (+2,2%) e mais 295 casos de infeção (+1,2%).

Das pessoas infetadas, 936 estão hospitalizadas e o número de casos recuperados passou de 1.357 para 1.389.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório