Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Deve iniciar-se "um processo de recuperação de confiança no SNS"

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, falaram ao país, esta terça-feira, sobre a evolução e o combate à pandemia no país.

Deve iniciar-se "um processo de recuperação de confiança no SNS"
Notícias ao Minuto

12:56 - 28/04/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Após ter confirmado que nas últimas 24 horas foram registadas mais 20 vítimas mortais e mais 295 casos confirmados de Covid-19 no país, o secretário de Estado da Saúde começou por sublinhar, na conferência diária desta terça-feira, que está na altura de ser iniciado "um processo de recuperação de confiança no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Recordando que “a criação de circuitos Covid e não-Covid foi determinante” na atuação do SNS, António Lacerda Sales apelou de seguida à população, mais uma vez, que não descure "a vacinação dos filhos e das pessoas com doenças crónicas" e que não deixe "de procurar os cuidados médicos para manter as suas patologias controladas”.

Como já é habitual, o governante fez um balanço dos testes feitos, revelando que desde dia 1 de março foram realizados em Portugal cerca de 370 mil testes à Covid-19, registando-se uma média de 13 mil testes por dia e "mais de mil testes em relação à semana anterior". 

50 empresas nacionais estão a produzir material de proteção

Sobre equipamentos de proteção contra o novo vírus, o secretário de Estado anunciou que 50 empresas nacionais já se adaptaram à produção destes materiais com validação do Infarmed.  [Estes materiais] já estão a chegar aos profissionais de saúde", acrescentou garantindo que no futuro espera poder contar com "ainda mais empresas" e que "a resposta do mercado interna seja cada vez maior". 

"Não será tomada nenhuma medida que não tenha a segurança necessária"

Confrontado pelos jornalistas sobre a apreensão sentida por alguns pais no regresso das crianças às creches previsto para dia 1 de junho, Lacerda Sales garantiu que, "obviamente", estão a ser pensadas medidas para garantir a segurança de todos os que vão regressar às instituições de ensino. "Não será tomada nenhuma medida que não tenha a segurança necessária", ressalvou apesar de ter remetido esclarecimentos para as conclusões obtidas na reunião que decorreu esta manhã no Infarmed entre especialistas e altos dirigentes do país

Veja a conferência de imprensa aqui:

Recomendados para si

;
Campo obrigatório