Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Enfermeiro partilha como se viveu o 25 de Abril no Hospital de São José

Nuno Delicado já tinha partilhado ontem, no Dia da Liberdade, um vídeo da equipa a que pertence a entoar 'Grândola, Vila Morena' num dos corredores do hospital.

Notícias ao Minuto

19:55 - 26/04/20 por Notícias Ao Minuto

País 25 de Abril

Nuno Delicado é enfermeiro no Hospital de São José, em Lisboa, e, depois de neste 25 de Abril ter partilhado um vídeo da equipa a que pertence a entoar 'Grândola, Vila Morena' num dos corredores do hospital, este domingo contou, no Facebook, como o Dia da Liberdade foi vivido na Unidade. 

A publicação que partilhou começa com uma recordação das comemorações em tempos 'normais', em que não estávamos em confinamento - ou na linha da frente, no caso de Nuno - devido à pandemia do novo coronavírus

"Desde que me conheço que me habituei no dia 25 de Abril a descer a Avenida da Liberdade, a rever velhos amigos do movimento associativo e estudantil, da política e outros tantos da vida normal e pacata mas que nunca se esqueciam que neste dia se celebrava a liberdade entre beijos e abraços que começavam no Marquês de Pombal e tantas vezes terminavam entre risos e histórias junto ao rio Tejo quando todos já tinham dispersado", lembrou. 

Ontem, apesar das circunstâncias, Nuno disse ter "a sorte e o privilégio de ter entre Enfermeiros, Médicos, TSDT's e Assistentes Operacionais, pessoas que respiram o mesmo Abril que eu!". 

"Foi da espontânea e livre vontade que um dia antes se comentava organizar uma homenagem singela, criar um momento que nos fizesse esquecer tudo aquilo que estamos a viver e acima de tudo nos fizesse esquecer a nossa ausência daquela descida da Av. da Liberdade que tantas vezes nos fazia chorar de alegria", prosseguiu.

Então, "primeiro vieram os cravos feitos pelas minhas colegas Enfermeiras", mas "faltavam as flores de Abril! Cravos de Verdade". "E veio o primeiro dilema sobre onde arranjar cravos em tempo de pandemia. Uma publicação nesta rede social, três respostas de grandes amigos e cravos prontos em 15 minutos! Tínhamos cravos e distribuímos por todos!", contou. 

Mas o 'momento alto' da celebração foi cantar Abril, com 'Grândola'. "Entre doentes e cuidados eis que chegam as 15h e num momento de plena fraternidade cantou-se Abril nos nossos corredores, sentimos a mesma sensação de desfilar pela Liberdade, mas com um gosto diferente", assegurou. 

Após a partilha do vídeo deste 'festejo', muitas foram as reações: "Entre agradecimentos, o que para mim se destaca são aqueles que não concordam com o que fizemos! Porque é concordar e discordar uma das maiores conquistas de Abril e é destas conquistas que não prescindo".

Recorde, na galeria acima, o momento da entoação de uma das senhas para a Liberdade pela voz destes profissionais de saúde.

Leia Também: Profissionais de Saúde do São José cantam 'Grândola, Vila Morena'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório