Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Filha escreve a Salgueiro Maia: "Lutaste para que todos pudessem sonhar!"

Catarina publicou uma carta ao pai no Facebook no 25 de Abril. "Escrevo-te ao som de Grândola! Escrevo-te de coração apertado! Escrevo-te a tremer!", refere.

Filha escreve a Salgueiro Maia: "Lutaste para que todos pudessem sonhar!"
Notícias ao Minuto

15:41 - 26/04/20 por Notícias Ao Minuto

País 25 de Abril

Catarina Salgueiro Maia, filha do capitão de Abril, escreveu uma carta ao pai neste sábado em que se marcou o Dia da Liberdade. Nesta, destacou a força de Salgueiro Maia e a sua luta para que Portugal viva hoje em Democracia. 

"Sabias que naquele dia tinhas uma missão e cumpriste-a da melhor maneira: de corpo e alma! Sabias que dependia de vocês o futuro de Portugal!", começou por referir Catarina na missiva que partilhou ontem no Facebook. "Escrevo-te ao som de Grândola! Escrevo-te de coração apertado! Escrevo-te a tremer!"

Em seguida, a filha frisou a luta de Salgueiro Maia: "Lutaste por nós, pelo teu País! Lutaste por tudo aquilo em que acreditavas! Lutaste para que todos pudessem sonhar! Lutaste para que esses mesmos sonhos se realizassem! Lutaste pela memória daqueles que nunca regressaram e por aqueles que iriam partir em breve!"

Catarina acrescentou que "quando tudo terminou", o pai voltou para casa "sem pretensões". "Voltaste a ser o marido, o filho, o amigo, o colega... Voltaste a vestir a farda com o mesmo orgulho com que sempre a envergaste! Mesmo quando te sentiste 'castigado' sentado numa secretária nos Açores!", continuou. 

"Hoje celebramos não só a Liberdade mas também o Amor! Hoje celebramos a vida e a luta! Hoje celebramos os sonhos!", prosseguiu, não deixando de fazer uma anotação: "Mas não deixaremos de lutar! Lutaremos todos os dias por todo o mundo! Lutaremos pela igualdade de direitos, lutaremos por respeito, lutaremos por dignidade! Lutaremos por manter vivo o espírito de Abril!"

A filha de Salgueiro Maia frisou ainda que este não foi um Dia da Liberdade 'normal', devido às indicações impostas pelo Estado de Emergência em que nos encontramos. "Hoje não sairemos à rua mas cantaremos em plenos pulmões! Hoje não haverá abraços físicos mas abraçarei com o coração! Hoje não terei cravos mas eles vivem em mim!", sublinhando: "Hoje gritarei "25 DE ABRIL SEMPRE" à janela para que a vossa luta não seja esquecida! Hoje ouvirei Grândola Vila morena vezes sem conta e chorarei porque é o símbolo da vossa Vitória e da tua partida! Hoje, mais que nunca, dou valor à liberdade com que vocês, meus Heróis, tanto lutaram!"

Catarina Salgueiro Maia despede-se agradecendo ao pai. "Obrigada por nunca desistires do teu País mesmo quando o teu País 'desistiu' de si próprio!" E assinou: Com Amor, Catarina Mau-feitio".

Leia Também: Homem desfila sozinho pela Avenida da Liberdade com Portugal 'às costas'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório