Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Novo caso em Câmara de Lobos, total no arquipélago sobe para 86

A Madeira registou hoje um novo caso de covid-19 associado à cadeia de transmissão em Câmara de Lobos, onde foi instalada uma cerca sanitária, informaram as autoridades, sublinhando que dos 86 doentes sinalizados no arquipélago, 21 já recuperaram.

Covid-19: Novo caso em Câmara de Lobos, total no arquipélago sobe para 86
Notícias ao Minuto

19:28 - 24/04/20 por Lusa

País Pandemia

"Há um novo caso positivo a reportar: trata-se de um caso com residência na freguesia de Câmara de Lobos, um utente na faixa etária dos 20 aos 29 anos, pertencente à rede de contactos da cadeia de transmissão identificada naquela freguesia", esclareceu a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde (Iasaúde), Bruna Gouveia, em videoconferência, no Funchal.

A responsável disse que o doente e quatro pessoas com relação próxima serão transferidos ainda hoje para o hotel no Cabo Girão, nas zonas altas de Câmara de Lobos, requisitado pelo Governo Regional para isolar os infetados e os casos suspeitos da localidade.

No total, a cadeia de transmissão, com foco no bairro social Nova Cidade, perto do centro de Câmara de Lobos, já infetou 28 pessoas.

Bruna Gouveia explicou que foram sinalizados 212 contactos associados, dos quais 153 foram testados, resultando em 28 positivos e 125 negativos.

"Os restantes encontram-se a aguardar resultados ou colheita", esclareceu.

Esta cadeia de transmissão motivou a instalação de uma cerca sanitária na freguesia de Câmara de Lobos, no concelho com o mesmo nome, a oeste do Funchal, em vigor por 15 dias (de 19 de abril a 03 de maio).

Ao nível do arquipélago, as autoridades de saúde já registaram 86 casos positivos de covid-19, dos quais 21 estão curados.

O doente que se encontrava na unidade de cuidados intensivos é o mais recente dos casos recuperados, sendo que teve alta hoje, embora permaneça hospitalizado por necessitar de outros cuidados médicos.

Um outro doente continua na unidade de internamento geral dedicada à covid-19, no Hospital Central do Funchal.

Os restantes estão em isolamento no domicílio ou em unidades hoteleiras.

As autoridades da região autónoma identificaram também 54 casos suspeitos que aguardam resultados laboratoriais.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1.228 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório