Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Caldas da Rainha: Concertos 'online' e largadas de pombos no 25 de abril

Concertos nas redes sociais, largadas de pombos e deposição de flores na estátua da rainha marcam as comemorações do 25 de Abril nas Caldas da Rainha, este ano sem público por determinação da câmara.

Caldas da Rainha: Concertos 'online' e largadas de pombos no 25 de abril
Notícias ao Minuto

16:05 - 24/04/20 por Lusa

País Covid-19

As comemorações arrancam esta noite na rede social Instagram, com um concerto 'online' do caldense Stereossauro (@stereossauro_beatbombers), autor do álbum "Bairro da Ponte".

A atuação de Stereossauro (Tiago Norte) foi especialmente concebida para celebrar o 25 de Abril, "a partir de outros trabalhos que já realizou, por exemplo com músicas de Zeca Afonso, de outras músicas de intervenção portuguesas e com áudios de algumas frases históricas", divulgou hoje a União de Freguesias das Caldas da Rainha -- Santo Onofre e Serra do Bouro.

A união de freguesias organiza, em parceria com a câmara municipal e o Centro da Juventude das Caldas da Rainha, o evento "Caldas Jovem", que este ano viu canceladas todas as outras atividades, mas mantém o concerto "25 de Abril Jovem", pela primeira vez em versão 'online' devido à pandemia da covid-19 e às restrições à concentração de pessoas.

"Queremos que os jovens caldenses sintam a liberdade que é vivermos em democracia, mesmo que estejam fechados em casa", afirmou Jorge Varela, presidente da união de freguesias, citado numa nota de imprensa em que defende que a pandemia "não pode fazer esquecer a arte, a cultura, a música".

O concerto é integrado nas comemorações do 25 de Abril das Caldas da Rainha, organizadas em conjunto com a outra união de freguesias da cidade [Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório], cujo programa foi este ano reduzido em termos de atividades presenciais.

Na manhã do dia 25 de Abril, sábado, haverá uma largada de pombos e será hasteada a bandeira nacional nas sedes das duas uniões de freguesia e da Câmara Municipal, pelos respetivos presidentes.

Posteriormente será feita uma deposição de coroas de flores junto à estátua da rainha D. Leonor, protagonizadas pelo presidente da câmara, Fernando Tinta Ferreira, pelo presidente da Assembleia Municipal, José Lalanda Ribeiro, e pelos líderes dos partidos com assento naquele órgão.

A colocação dos ramos "será feita respeitando as distâncias, um de cada vez, e sem público", explicou Tinta Ferreira, acrescentando que foi pedida a colaboração da PSP para delimitar a zona e impedir a concentração de populares.

À tarde, a Banda Comércio e Indústria, que normalmente realiza um concerto em frente ao Hospital Termal, vai dar um concerto 'online', com cada um dos músicos a tocar a partir de casa, sendo a atuação exibida a parir das 16:00 nas páginas de Facebook da banda e das autarquias caldenses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório