Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Covid-19: Novo caso positivo confirmado em Moura

Uma mulher da comunidade residente no sítio do Margaçal, em Moura, está infetada com o novo coronavírus responsável pela covid-19 e os restantes 12 moradores vão ser testados, informou hoje o serviço municipal de proteção civil.

Covid-19: Novo caso positivo confirmado em Moura
Notícias ao Minuto

19:15 - 21/04/20 por Lusa

País Covid-19

Trata-se da segunda comunidade do concelho de Moura, no distrito de Beja, onde já se confirmou a infeção pelo novo coronavírus, depois do bairro Espadanal, na periferia da cidade, local em que foram confirmados 32 casos de covid-19 entre os 59 moradores.

A infeção da mulher, de 51 anos, residente no Margaçal foi confirmada na segunda-feira, tendo sido hoje internada no hospital de Beja, "após avaliação do quadro clínico" e "devido ao agravamento da sintomatologia", refere o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM), em comunicado enviado à agência Lusa.

"Desde a primeira hora" que o SMPCM e as autoridades de saúde locais "colocaram em vigilância ativa" a comunidade residente no sítio, localizado no troço da Estrada Nacional 255 que liga a cidade de Moura e a vila de Pias.

O SMPCM e as autoridades de saúde estão a desenvolver e a implementar uma estratégia de acompanhamento, mitigação da propagação do novo coronavírus e monitorização de sinais e sintomas de covid-19 nos restantes 12 membros da comunidade residente no sítio, os quais serão testados "no decorrer desta semana".

O SMPCM refere que, em articulação com o Serviço de Ação Social da Câmara de Moura, "irá prestar todo o apoio necessário" aos residentes no Margaçal nomeadamente no acesso a bens de primeira necessidade e medicamentos, e a GNR está no sítio para "garantir a segurança e o confinamento" da comunidade.

Também os residentes no Espadanal estão em confinamento obrigatório e não podem sair do bairro, que está a ser vigiado pela GNR, e a Câmara de Moura está a assegurar-lhes o acesso a alimentação, a medicação e a bens essenciais, disse à Lusa o coordenador do SMPCM, Diogo Saraiva.

No Alentejo, há 173 casos de infeção confirmados, segundo o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS), que ainda não inclui a primeira morte na região divulgada esta tarde pelas autoridades de saúde locais.

Portugal regista 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 172.500 mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório