Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Instituto de Veterinária vai passar a realizar 400 a 500 testes/dia

A informação foi avançada pelo Ministério da Agricultura. Os novos testes de diagnóstico arrancam na próxima semana através do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Instituto de Veterinária vai passar a realizar 400 a 500 testes/dia
Notícias ao Minuto

20:25 - 21/04/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Ministério da Agricultura vai reforçar, a partir da próxima semana, a capacidade de resposta laboratorial ao combate à pandemia da Covid-19 no país, através do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

"Atualmente, a capacidade instalada nos laboratórios do INIAV vai permitir realizar 400 a 500 testes por dia", começa por anunciar a tutela, em comunicado enviado às redações

Ainda assim, este número de testes deverá ser triplicado "já no mês de junho", considerando que o instituto "se encontra em fase de aquisição de mais equipamento (robots de extração de ácidos nucleicos e equipamentos de PCR em tempo real)". 

Esta cooperação, que arranca na próxima semana, entre o INIAV e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) irá também passar "pela validação de kits comerciais para o diagnóstico do SARS-CoV-2, que serão, posteriormente, introduzidos no mercado português".

O INIAV disponibilizará ainda, nas suas instalações, "um sequenciador para complementar os estudos do INSA de sequenciação genómica do SARS-Cov-2", sendo que o objetivo é que contribua para o aprofundamento de conhecimento "do agente causador da doença Covid-19".

"Todo este reforço na área da Saúde, por parte do Ministério da Agricultura, não compromete a atividade dos Laboratórios Nacionais de Referência de Saúde Animal. Este reforço de capacidade laboratorial permitirá também que o Estado Português fique mais preparado para enfrentar doenças emergentes que afetam as plantas e os animais, num quadro de adaptação às alterações climáticas", sublinha, por fim, o ministério.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório