Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Gaia substitui iluminação por LED e com 'wi-fi' nos centros cívicos

A iluminação pública de Vila Nova de Gaia vai ser substituída por luminárias LED, num investimento de 15 milhões de euros que inclui a colocação de pontos de 'wi-fi' nos centros cívicos do concelho, foi hoje aprovado.

Gaia substitui iluminação por LED e com 'wi-fi' nos centros cívicos
Notícias ao Minuto

20:04 - 20/04/20 por Lusa

País Gaia

A medida foi aprovada numa reunião de câmara que decorreu esta tarde por videoconferência devido à pandemia associada ao novo coronavírus.

Já à margem da sessão, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, em declarações aos jornalistas explicou que o investimento será feito pela empresa privada que vier a ganhar o concurso para substituição de 50 mil lâmpadas.

"Trata-se de um modelo testado em Lisboa e no Porto. A empresa faz a substituição e é remunerada anualmente pelo Município o que nos permite ter 30% de poupança anual, o equivalente a cerca de 1.8 milhões de euros", disse o autarca.

De acordo com Eduardo Vítor Rodrigues a câmara de Gaia gasta atualmente seis milhões de euros com a iluminação pública concelhia.

Além da substituição das lâmpadas por LED, a medida permitirá que os candeeiros dos centros cívicos, quer o do centro da cidade, quer os das freguesias, passem a ter pontos 'wi-fi' para avesso à Internet.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório