Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Intrusão em plataformas? É "aproveitamento de configurações das sessões"

Centro Nacional de Cibersegurança refere que "nenhum facto aponta para que os dados de acesso às sessões possam ter origem em dados ou informação roubada". Ministério da Educação alerta "os alunos para a não partilha de passwords".

Intrusão em plataformas? É "aproveitamento de configurações das sessões"
Notícias ao Minuto

19:39 - 17/04/20 por Catarina Correia Rocha com Lusa

País Educação

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) já reagiu às intrusões por 'youtubers' em plataformas usadas para o ensino à distância, esta sexta-feira noticiadas. "O comportamento e ação noticiada não se traduz numa falha de sistemas ou de cibersegurança, mas sim num aproveitamento de eventuais configurações das sessões nas plataformas que, associados a comportamentos humanos mal intencionados, permitem a interferência nas próprias", refere, em resposta ao Notícias ao Minuto, encaminhada pelo ministério da Presidência.

A título de exemplo, explica o CNCS, "se a sessão não for convenientemente configurada, e se um participante partilhar os códigos de acesso à sessão com terceiros, tal permite interferir no normal funcionamento da mesma".

"Neste sentido, é de referir que nenhum facto aponta para que os dados de acesso às sessões possam ter origem em dados ou informação roubada, tratando-se apenas de comportamentos mal intencionados que aproveitam configurações menos apropriadas das sessões nas plataformas de conferência na Web e de ensino à distância", avança ainda. 

Também questionado pelo Notícias ao Minuto, o Ministério da Educação acrescenta: "Sublinha-se a informação disponibilizada às escolas, antes do início deste 3º. período letivo, a qual está a ser reiterada pela Direção-Geral da Educação - https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763 - bem como a importância de alertar os alunos para a não partilha de passwords". 

"De notar, na informação disponibilizada, as recomendações específicas relativas às diferentes plataformas", termina a resposta do ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues. 

Recorde-se que a Fenprof vai fazer queixa à Procuradoria-Geral da República após a intrusão de terceiros em plataformas 'online' de ensino à distância e utilização indevida de dados pessoais, códigos de acesso, fotografias e vídeos de alunos e professores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório