Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mau tempo: Autoridades alertam para agitação marítima nos Açores

A autoridade marítima nos Açores alertou hoje para a possibilidade de agravamento das condições de mar no grupo ocidental e nas ilhas do Triângulo do arquipélago e recomendou medidas de proteção.

Mau tempo: Autoridades alertam para agitação marítima nos Açores
Notícias ao Minuto

19:33 - 17/04/20 por Lusa

País Mau tempo

Em comunicado, a Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a do Porto da Horta (ilha do Faial) chama a atenção para as previsões no grupo ocidental (Flores e Corvo), onde a agitação marítima pode atingir "valores superiores a quatro metros de altura significativa" durante a madrugada de domingo, podendo aumentar e "aproximar-se dos seis metros de altura significativa ao longo do dia".

Nas ilhas do Triângulo (Pico, São Jorge e Faial), a agitação marítima pode atingir "valores de quatro metros de altura significativa durante a tarde de domingo, conhecendo também um agravamento ao longo do dia", segundo a autoridade marítima.

"É possível que a agitação marítima apenas venha a ter valores de altura significativa inferiores a quatro metros na tarde de segunda-feira", diz a autoridade marítima.

Na nota, o capitão do Porto da Horta e de Santa Cruz das Flores, Paulo Rafael da Silva, aconselha a comunidade marítima a "adotar medidas de precaução e proteção, evitando as áreas de maior exposição à ondulação, verificando e reforçando a amarração ou preferencialmente varando em lugar seguro as embarcações".

"A população em geral não deve frequentar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima", acrescenta o documento.

A autoridade marítima pede ainda "uma atitude de permanente vigilância" à população na orla marítima, já que nestas condições extremas "o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório