Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PS Porto propõe fundo para compra de computadores para alunos carenciados

O PS vai propor que a Câmara do Porto crie um fundo com um valor mínimo de 1,5 milhões de euros para a aquisição de equipamentos informáticos e de acesso à Internet para os alunos mais carenciados do concelho.

PS Porto propõe fundo para compra de computadores para alunos carenciados
Notícias ao Minuto

14:11 - 16/04/20 por Lusa

País Covid-19

.

Em comunicado, o secretariado da concelhia do PS/Porto explica que este fundo, aberto à participação de mecenas privados, terá um financiamento mínimo de 1,5 milhões de euros, assegurado pelo município, permitindo fornecer, segundo valores de referência obtidos no mercado para programas municipais semelhantes, 3.000 'tablets' para as crianças do 1.º ciclo de ensino básico, 2.500 computadores portáteis para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e 5.200 ligações de banda larga pelo período de três meses.

"Os alunos que beneficiarão deste apoio serão selecionados pelos agrupamentos de escolas, com a intervenção das juntas de freguesia e das instituições que englobam a Rede Social do Porto", acrescentam os socialistas.

Ao mesmo tempo, refere o PS, a câmara municipal ajudará, dos pontos de vista logístico e financeiro, os agrupamentos de escolas a organizar instrumentos adicionais de apoio escolar aos alunos que deles necessitem.

Para o PS, caso esta iniciativa - que será agora proposta os órgãos autárquicos - seja aprovada, "o Porto antecipará para este ano letivo os compromissos assumidos pelo Governo para o próximo ano letivo".

Os socialistas consideram "inaceitável" que as dificuldades das crianças oriundas dos meios mais desfavorecidos vejam as suas dificuldades agravadas no quadro desta pandemia, que impôs que milhares de alunos não tenham aulas presenciais em todo o próximo período letivo.

Esta situação, salienta do PS/Porto, coloca novos problemas e desafios, desde logo acentuando os riscos de exclusão ligados à pobreza e ao facto de muitas famílias não possuírem os recursos adequados em equipamento informático e em acesso à Internet.

"Isso é inaceitável. Corrói a solidez da nossa estrutura social no presente e agrava o risco de reproduzir fenómenos de desigualdade, de pobreza e de exclusão para o futuro", dizem, sublinhando que a autarquia tem capacidade para minorar estes problemas.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 137 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 450 mil doentes foram considerados curados.

Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 30 mortos (+5%) e mais 750 casos de infeção (+4,1%).

Das pessoas infetadas, 1.302 estão hospitalizadas, das quais 229 em unidades de cuidados intensivos, e 493 foram dadas como curadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório