Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Na Portela, nem todos os alunos têm Internet. Quer ajudar?

Associações de pais da Portela e Moscavide criam um crowdfunding com o objetivo de angariar 12 mil euros para garantir equipamentos e Internet a todos os alunos.

Na Portela, nem todos os alunos têm Internet. Quer ajudar?
Notícias ao Minuto

11:45 - 15/04/20 por Melissa Lopes

País Aulas à distância

As associações de pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide lançaram uma campanha de crowdfunding para proporcionar a todos os alunos daquele agrupamento equipamentos e acesso à Internet, de modo que consigam seguir as aulas à distância durante o terceiro período que arrancou esta terça-feira.

No Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, composto por cinco escolas e cerca de 2.550 alunos, aproximadamente 10% dos alunos não tem acesso a um computador e 3% não tem acesso a qualquer meio nem à Internet, referem os pais em comunicado.

Obstáculos que os encarregados de educação querem derrubar pata que nenhum aluno fique para trás. 

"Como associações de pais não nos podemos resignar, queremos que todos tenham acesso aos meios indispensáveis para acompanhar a matéria e contribuir para que o ano letivo se conclua da melhor maneira possível",  diz Carla Travessa, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela, uma das promotoras da iniciativa.

A responsável acredita que  é possível, dentro da comunidade, conseguir ajuda para que, pelo menos, os cerca de 80 alunos - 3% - tenham acesso a um smartphone e Internet "que lhes permita assistir às aulas à distância, mantendo o contacto com os professores e colegas".

"Para além das aulas, este meio permite estreitar o contacto social, fundamental em famílias mais vulneráveis, e ainda mais importante numa altura como a que estamos a viver", realça ainda Carla Travessa. 

Os equipamentos serão doados ao Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, que os emprestará aos alunos que deles necessitam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório