Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Isolamento. Siga estas recomendações para bem da sua saúde mental

Período de confinamento não ajuda a que a saúde mental fique em primeiro lugar. A DGS quer ajudá-lo a contornar esta questão.

Notícias ao Minuto

10:40 - 15/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Estar em confinamento social sem as tarefas que nos eram comuns no dia a dia e sem estar, abraçar e beijar as pessoas que nos são mais queridas pode trazer problemas à nossa saúde física - o que pode ser combatido com exercícios em casa ou pequenos passeios higiénicos - mas também à nossa saúde mental. 

Com esta última questão em 'mente', a Direção-Geral da Saúde (DGS) disponibilizou um vídeo onde faz recomendações para a sua saúde mental nestes tempos mais difíceis de ultrapassar. 

"Se sente, nestes dias que vivemos, ansiedade, preocupação, se está mesmo assustado/a com as notícias da Covid-19, pode ter a certeza que não está só", começa por garantir, acrescentando que "estamos todos, no fundo, a adaptarmo-nos a viver uma realidade estranha". 

As dificuldades podem surgir a gerir o teletrabalho ou até na gestão das horas seguidas com a família, tendo em conta o isolamento. Se assim é, também não está sozinho. 

"O que pode ajudar a que nos sintamos melhor é, desde logo, continuar a ficar com familiares e amigos e a partilhar o modo como estamos a viver tudo isto", explica a DGS numa associação com a Ordem dos Psicólogos, através da voz do jornalista Carlos Daniel. 

E recapitulam: Não se esqueça que deve permanecer em casa e sair apenas em casos estritamente necessários. Devemos também lavar as mãos frequentemente e tossir ou espirrar para a zona do cotovelo. Tem também de se manter informado acerca das atualizações do que se passa, em órgãos de comunicação credíveis

Deve manter-se em contacto com amigos ou familiares, através de videochamada, "falando sobre o que vive, o que sente, aquilo que precisou e aquilo que pode dar". Mantenha as suas rotinas o mais possível e não esqueça o exercício físico

"Só juntos iremos derrotar este vírus. E vamos conseguir!"

Veja, na galeria acima, o vídeo publicado pela Direção-Geral da Saúde com estes conselhos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório