Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Conta da luz aumentou? Quercus dá-lhe dicas para poupar energia

A poupança de energia pode depender de pequenas ações a adotar no quotidiano, seja na preparação de alimentos, na climatização da habitação ou durante o teletrabalho.

Conta da luz aumentou? Quercus dá-lhe dicas para poupar energia
Notícias ao Minuto

18:32 - 14/04/20 por Filipa Matias Pereira

País Energia

Em Estado de Emergência, em que os portugueses têm o dever de confinamento, o consumo de eletricidade das famílias aumentou. A constatação é da Quercus, que aproveita para explicar como pode poupar energia em casa.

Sugere a Associação Nacional de Conservação da Natureza que, neste período, aproveite "para incutir na sua família novos comportamentos" e os benefícios "irão repercutir-se na sua carteira e no ambiente, mesmo quando esta situação de emergência estiver concluída".

Com efeito, a Quercus selecionou alguns conselhos que pode começar a pôr em prática no seu quotidiano. Por exemplo, no que à conservação e preparação dos alimentos diz respeito, deve regular e manter "constantes as temperaturas do termostato do frigorífico (a +5°C) e do congelador (a -18°C).

Deve arrumar "adequadamente os alimentos no frigorífico e congelador", tendo em atenção as "capacidades dos compartimentos". Não se esqueça que, neste domínio, é ainda importante que "evite o contacto direto dos alimentos com as paredes do aparelho para manter a ventilação".

Pese embora a tentação seja grande, evite "abrir muito tempo e muitas vezes as portas do frigorífico/congelador", já que estas ações são as "causas principais do aumento da temperatura interna do aparelho (cerca de 20%) e do consumo elétrico".

Quando estiver a planear as refeições, sugere a Quercus que retire do frigorífico, uma hora antes, os alimentos que tiver que aquecer. Para além disso, quando "usar o forno, opte pela função circulação forçada (ventilação)". Esta técnica pode "diminuir em 10°C a temperatura do forno, acelera o processo de cozedura e pode inclusive cozinhar em vários tabuleiros simultaneamente".

Comece também a pensar em desligar o forno 10 a 15 minutos antes do tempo, aproveitando assim o calor residual para terminar a cozedura e abra a porta do forno apenas quando necessário.

No âmbito da informática e entretenimento, reduza o tempo que decorre entre entrada em hibernação e o ato de desligar o monitor e o computador. Defina "tempos reduzidos de 5 minutos e 15 minutos, respetivamente. E desligue também a ligação wireless se não estiver a usar a internet".

Pode igualmente ajustar a luminosidade do ecrã do computador e televisor, considerando que adequar "a luminosidade à luz ambiente é também mais saudável para os seus olhos". Pode anular os consumos de standby e off-mode dos aparelhos eletrónicos e, para tal, pode usar tomadas com corte de corrente ou tomadas inteligentes.

Na climatização da habitação, "aproveite ou proteja a sua casa do aquecimento natural dos raios solares, adeque a temperatura da habitação às temperaturas exteriores e à estação do ano, climatize apenas as divisões que usa e evite deixar portas ou janelas abertas e lembre-se que ao subir 1°C, no ar condicionado, consome mais 7% em energia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório