Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Páscoa. 87 pessoas detidas, 15 delas infetadas com Covid-19

Foram feitas, durante o período da Páscoa, 87 detenções pela PSP e pela GNR, sendo que 15 destas dizem respeito a pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Páscoa. 87 pessoas detidas, 15 delas infetadas com Covid-19
Notícias ao Minuto

15:16 - 14/04/20 por Filipa Matias Pereira

País Coronavírus

A GNR e a PSP realizaram, na tarde desta terça-feira, uma conferência de imprensa conjunta sobre o balanço da operação 'Páscoa em casa'. De acordo com os dados revelados pela PSP, foram feitas, durante este período, 66 detenções, sendo que 14 destas dizem respeito a "indivíduos que se encontravam em confinamento. Registámos aliás um pico, no fim de semana, de detenções relacionadas com a situação de confinamento de indivíduos que estão infetados". 

Há ainda a assinalar 113 ocorrências de violência doméstica, que levaram as forças de segurança a realizar 10 detenções. Realçou o porta-voz da PSP que 20% "das participações resultaram de contactos de terceiros e não das próprias vítimas".

Estes dados de violência doméstica representam uma "descida de 47% face ao mesmo período de 2019".

"Tendo em conta a situação de maior isolamento", e atendendo à "maior dificuldade de [os cidadãos] se deslocarem à esquadra", foram disponibilizados canais digitais para que as ocorrências continuem a ser comunicadas à polícia, nomeadamente um endereço de e-mail: violenciadomestica@psp.pt

Também neste período, foram encerrados 109 estabelecimentos e foram feitas 64 detenções por condução ilegal. 

Do lado da GNR, foram realizadas 9.565 ações de fiscalização e de sensibilização. A força militar encerrou 11 estabelecimentos e fez 21 detenções, uma delas por violação da obrigatoriedade de confinamento. A GNR contactou igualmente, durante este período, 8.128 idosos através do 'Programa 65 Longe+Perto'.

No total, a PSP e a GNR levaram a cabo, durante a operação 'Páscoa em casa', 87 detenções, sendo que 15 destas pessoas violaram o dever de confinamento.

Face à pandemia de Covid-19, anunciou ontem Eduardo Cabrita que há 163 elementos das forças de segurança infetados. Quanto a estes dados, precisou a PSP que, no seu seio, há "131 elementos infetados, dos quais 123 são polícias". Mas este número "não afeta as operações" da força de segurança, que denota um maior foco de infeção nos comandos do Porto e de Braga. 

A Guarda Nacional Republicana tem 36 elementos infetados, 35 dos quais estão em tratamento no domicílio e apenas um deles está internado num centro clínico. Como precisou o porta-voz da GNR, há ainda a registar que "186 [militares] estão em isolamento, 93 em quarentena e três estão curados". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório