Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bebé Matilde completou o primeiro aniversário

Matilde, a bebé que sofre de atrofia muscular espinhal tipo 1, gerou uma onda de solidariedade no país.

Bebé Matilde completou o primeiro aniversário
Notícias ao Minuto

10:36 - 13/04/20 por Melissa Lopes

País Bebé Matilde

Foi uma festa com direito a "balões" e "bolinho pela manhã". A bebé Matilde, conhecida de todos os portugueses por sofrer de uma doença rara (atrofia muscular espinhal tipo 1), completou este domingo o primeiro aniversário. 

"E hoje foi assim que celebrei o meu primeiro aniversário, com balões e bolinho feito pela mamã. Com os papás e os manos, juntámos os avós e os tios online e cantámos os parabéns", lê-se na publicação feita na página de Facebook 'Matilde, uma bebé especial'. 

Na mesma publicação, os pais da menina deixam ainda um agradecimento pelas mensagens que lhes foram enviadas nesta data especial. 

Matilde tinha apenas dois meses de vida quando os pais deram a conhecer ao país o diagnóstico da bebé, cuja única esperança residia no "medicamento mais caro do mundo", o Zolgensma.

A história tocou de tal forma os portugueses que foi possível angariar os  2,5 milhões de euros necessários para o medicamento. No entanto, o Estado decidiu que comparticiparia o Zolgensma, não só a Matilde como a outras crianças com a mesma doença e com critérios para seguir com aquela terapia. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório