Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Lar com 46 utentes evacuado para desinfeção em Torres Novas

Os utentes de um lar de idosos na freguesia de Pedrógão, concelho de Torres Novas, foram hoje retirados para desinfeção das instalações, porque três dos 46 utentes estão infetados com o novo coronavírus, confirmou o presidente daquele município.

Lar com 46 utentes evacuado para desinfeção em Torres Novas
Notícias ao Minuto

20:19 - 10/04/20 por Lusa

País Covid-19

"Houve três utentes com teste positivo" para o SARS-CoV-2, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, acrescentando que os restantes 43 utentes, assim como os funcionários, também fizeram testes à presença do novo coronavírus e "deu tudo negativo".

Dois dos utentes contagiados pela doença covid-19 foram transferidos para o Hospital de Abrantes e o terceiro para o de Torres Novas - ambos pertencem ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

Os utentes vão pernoitar no Palácio dos Desportos, em Torres Novas, distrito de Santarém, "que está preparado para o efeito", enquanto o lar é desinfetado, explicou o autarca.

O presidente da Câmara de Torres Novas prevê que estes 43 idosos possam regressar ao lar durante a tarde de sábado.

Questionado sobre se os utentes e funcionários cujos resultados do teste à presença do SARS-Cov-2 vão repetir os testes, Pedro Ferreira disse que essa decisão é competência da delegada de saúde, mas adiantou que "haverá uma visita técnica da parte da Segurança Social e [das autoridades] de saúde" para fazer a "orientação para os próximos dias".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou a morte a mais de 100 mil pessoas e infetou mais de 1,6 milhões em 193 países e territórios. Dos casos de infeção, mais de 330 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 435 mortos por covid-19, mais 29 do que na véspera (+6,4%), e 15.472 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 1.516 em relação a quinta-feira (+10,9%).

Dos infetados, 1.179 estão internados, 226 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 233 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório