Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19: Marvão cria duas áreas de isolamento para apoio à população

A Câmara de Marvão, no distrito de Portalegre, criou duas áreas de isolamento, num total de 70 camas, para apoio à população do concelho no âmbito da prevenção da pandemia de covid-19, indicou hoje o município.

Covid-19: Marvão cria duas áreas de isolamento para apoio à população
Notícias ao Minuto

18:55 - 10/04/20 por Lusa

País Pandemia

Segundo a autarquia, a medida surge de acordo com o previsto no Plano de Contingência Municipal, com o objetivo de preparar o concelho para gerir o risco de infeção pelo novo coronavírus e enfrentar eventuais casos de doença, "minimizando a sua transmissão e o seu impacto na comunidade".

No pavilhão polivalente de Santo António das Areias estão instaladas 30 camas, número que poderá aumentar para mais 10, enquanto no pavilhão da Associação "A Anta", na Beirã, outras 40, destinadas a utentes de estruturas residenciais para idosos (ERPI) que necessitem de estar em isolamento profilático devido a infeção.

Como complemento, a autarquia está também a organizar e equipar outros espaços, onde estejam asseguradas "todas as condições de higiene e conforto" para acolher, em especial, utentes das ERPI que não estejam infetados.

Caso seja necessário alojar profissionais de ação médica e elementos da proteção civil, em eventual necessidade de reforço das diversas respostas disponíveis no concelho, o município já tem também três espaços cedidos por particulares.

As duas áreas de isolamento, de acordo com o município, foram criadas em colaboração com as autoridades de saúde, proteção civil, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Segurança Social, além de outras entidades, como a Associação "A Anta", Exército e o Centro de Formação de Portalegre da GNR.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 435 mortos, mais 29 do que na véspera (+6,4%), e 15.472 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.516 em relação a quinta-feira (+10,9%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 125 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

A pandemia já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório