Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Areosa terá compasso com cruz de dois metros em carrinha de caixa aberta

Uma cruz com mais de dois metros colocada numa carrinha de caixa aberta vai percorrer domingo as ruas da Areosa (Porto) para celebrar a Páscoa e pedir às pessoas que fiquem em casa, revelou hoje fonte da paróquia local.

Areosa terá compasso com cruz de dois metros em carrinha de caixa aberta
Notícias ao Minuto

18:42 - 10/04/20 por Lusa

País Páscoa

"Fiquem em casa que nós levamos o compasso à sua janela e varanda" - é a mensagem que a paróquia da Areosa, que inclui pessoas das freguesias de Paranhos e de Campanhã, concelho do Porto, está a divulgar junto dos paroquianos.

A ideia é recordar um modelo de compasso antigo e levar a tradição pascal às pessoas que devido à pandemia covid-19 estão obrigadas a isolamento social, medidas que levaram a igreja a cancelar a habitual ida a casa das pessoas com a cruz.

"Não podemos ir e não queremos que as pessoas saiam. Portanto decidimos criar este modelo de compasso em que a cruz [de dois metros de 40 centímetros] vai percorrer as ruas. Convidamos as pessoas a ir à janela ou à varanda, mas nunca a descerem ao passeio", referiu à agência Lusa o coordenador paroquial da Areosa, Miguel Araújo.

Já numa nota divulgada ao início da tarde lê-se que "a Paróquia Nossa Senhora da Areosa tem acompanhado a situação que o país vive, focando-se em chegar à sua comunidade à distância através das redes sociais e disponibilizando apoio 24 horas por dia".

Assim, o domingo de Páscoa será celebrado com uma eucaristia na igreja que será transmitida em direto pela Internet (através do Facebook e Youtube), momento no qual o pároco responsável mostrará imagens de cruzes que as famílias fizeram em casa ao longo da semana e já lhe fizeram chegar.

A celebração tem início às 10:00 e no final da missa o padre José Diz e um motorista percorrerão a paróquia com uma carrinha de caixa aberta, a cruz enfeitada e mensagens.

Já a instalação sonora reproduzirá os sinos do compasso que tradicionalmente anunciam às pessoas que está para chegar a cruz a casa, bem como o Aleluia de Handel.

"E claro a mensagem de que fique em casa", frisou Miguel Araújo que está ligado à paróquia da Areosa há cerca de quatro décadas.

Admitindo que este será um compasso diferente -- porque as habituais 10 cruzes com cerca de cinco pessoas em casa -- também elas vão ficar em casa, o coordenador paroquial contou, à Lusa, que desta forma será recriado um momento antigo da comunidade.

"Quando a paróquia foi criada, em 1989, não havia a tradição de compassos na cidade do Porto e fez-se uma versão em que o compasso não entrava em casa, ficava à entrada dos prédios e quem quisesse participar tinha de descer ao passeio onde seguia uma procissão com carros alegóricos e encenações de passagens bíblicas. Entretanto as diretrizes da Diocese mudaram, a Areosa também mudou, mas este ano há contingências especiais", disse Miguel Araújo.

A divulgação sobre o modelo de compasso deste ano começou hoje e está a ser feita através das redes sociais, bem como por 'email' para os cerca de 400 colaboradores da paróquia, entre os quais o grupo coral, os escuteiros, as turmas de catequese, e a escola de música.

Paralelamente, a paróquia da Areosa -- que, de acordo com o coordenador costuma juntar cerca de 1.500 paroquianos nas celebrações de fim de semana -- pediu às pessoas que coloquem uma cruz florida nas suas janelas e varandas.

Esta paróquia tinha já anunciado, a 03 de abril, o lançamento de uma linha telefónica para apoiar quem está em solidão e precisa de ajuda, numa iniciativa em parceria com as juntas de Campanhã e Paranhos.

Na nota de hoje, a paróquia frisa que o Jardim Infantil e Salas de Estudo Pio XII e o Centro de Atividades dos Tempos Livres (CATL) continuam a apoiar os encarregados de educação com propostas de atividades lúdicas para entreter as crianças em casa.

Refere também que a Escola de Música Santa Cecília irá retomar o seu sistema de aulas não presenciais, de forma a permitir que os seus cerca de 350 alunos continuem a evoluir na aprendizagem do seu instrumento.

Já o Centro de Dia está a funcionar com apoio domiciliário a nível de alimentação e higiene direcionada a idosos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 435 mortos, mais 29 do que na véspera (+6,4%), e 15.472 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.516 em relação a quarta-feira (+10,9%).

Dos infetados, 1.179 estão internados, 226 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 233 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório