Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Distritos de Coimbra promovem "Comércio Tradicional na sua casa"

Grupos locais de Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, desenvolveram nos últimos dias a iniciativa 'Comércio Tradicional na sua casa', para facilitar o contacto entre a população, produtores e comerciantes.

Distritos de Coimbra promovem "Comércio Tradicional na sua casa"
Notícias ao Minuto

17:39 - 10/04/20 por Lusa

País Covid-19

A iniciativa rapidamente se reconfigurou numa parceria com a Dueceira - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça e com os respetivos municípios, com o apoio da Associação Empresarial Serra da Lousã e da Associação Empresarial e Desenvolvimento de Poiares.

"O principal objetivo é promover e divulgar as produções, estabelecimentos e serviços locais, no sentido de apoiar a população no acesso aos bens de primeira necessidade, preservando simultaneamente o distanciamento social que se impõe por causa da covid-19", realça à agência Lusa Ana Souto de Matos, administradora dos três grupos e coordenadora da Dueceira.

Neste contexto, perante a atual conjuntura, "este processo assegura que um conjunto de empresários e produtores associados ao comércio tradicional e de proximidade continuem a assegurar o fornecimento de bens de primeira necessidade, nomeadamente produtos alimentares e hortícolas".

As encomendas são efetuadas 'online', por telefone ou correio eletrónico e as entregas efetuadas em sistema de 'take-away' ou entrega ao domicílio.

"Não é vedado o espaço para a divulgação e promoção de outro tipo de bens e serviços, desde que associados à dinâmica empresarial local, que se pretende igualmente valorizar", sublinha Ana Souto de Matos.

A iniciativa dirige-se preferencialmente para quem utiliza a rede social do Facebook "como espaço de dinamização do comércio tradicional e pequena agricultura e estímulo à comunidade para consumir local, não obstante a permanência no domicílio".

"Funciona essencialmente como espaço informativo e promocional, com cariz mais informal onde todos se sentem à vontade para publicar e interagir. Possui, naturalmente, uma moderação ativa e regras de orientação e conduta, tendo sido elaborados um Código de Conduta e Boas Práticas para o 'Take-Away' e Entrega ao Domicílio, entre outros", salienta a administradora dos três grupos.

Segundo Ana Souto de Matos, os três grupos "não pretendem substituir-se a outras iniciativas que existam, mas sim potenciar e estimular os contactos entre membros de uma forma fácil e rápida neste período de confinamento".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 435 mortos, mais 29 do que na véspera (+6,4%), e 15.472 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.516 em relação a quarta-feira (+10,9%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório