Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Fase de candidaturas ao Ensino Superior com novas datas

Fase de candidaturas arranca em agosto. Resultados conhecidos em finais de setembro.

Fase de candidaturas ao Ensino Superior com novas datas
Notícias ao Minuto

17:06 - 09/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Ensino Superior

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior foi esta quinta-feira adiado por duas semanas. Esta decisão surge depois de o primeiro-ministro António Costa ter confirmado que o calendário escolar do ensino secundário irá ser alargado, assim como as novas datas do exames nacionais.

Segundo o comunicado enviado às redações pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a primeira fase de candidaturas arranca a 7 de agosto, decorrendo até dia 23 do mês. As colocações serão conhecidas a 28 de setembro - antes estavam previstas para 7 de setembro.

O mesmo documento revela ainda que a segunda fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior irá acontecer entre 28 de setembro a 9 de outubro, com os resultados divulgados a 15 de outubro. Por fim, a terceira fase decorrerá entre 22 e 26 de outubro, com as colocações finais a serem comunicadas no dia 30 de outubro.

O Governo revela ainda que, por consequência, o período de matrículas e inscrições nas instituições de ensino superior foi também ele alterado. Nesse sentido, os candidatos colocados na primeira fase poderão fazer a sua inscrição entre 28 de setembro a 2 de outubro, os da segunda fase entre 15 a 19 de outubro, e os da terceira entre 30 de outubro a 3 de novembro.

O início do ano letivo no ensino superior será diferente de instituição para instituição, uma vez que, recorda o ministério liderado por Manuel Heitor, o Governo não tem competências para o definir.

"A definição das datas de início e fim dos períodos letivos integram-se na autonomia das instituições de ensino superior, não competindo ao Governo definir um calendário letivo", pode ler-se na nota enviada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A tutela relembra ainda que o concurso nacional de acesso ao ensino superior "representa 77% dos ingressos nos ciclos de estudo de formação inicial no ensino superior público" (cerca de 45 mil estudantes), "sendo o restante ingresso distribuído pelos concursos especiais para maiores de 23 anos, titulares de cursos médios e superiores, titulares de CET e CTeSP, estudantes internacionais, mudanças de par instituição/curso e regimes especiais, incluindo os novos concursos especiais para estudantes com ensino secundário por via profissional (a partir de 2020/21)."

O primeiro-ministro afirmou hoje que no ensino secundário ainda poderá haver aulas presenciais e que o calendário de exames dos 11º e 12º anos é adiado, só abrangendo os exames específicos para acesso ao Ensino Superior.

Estas medidas foram anunciadas por António Costa no final da reunião do Conselho de Ministros, adiantando que o calendário de exames do 11º e do 12º anos terá a primeira fase entre 06 e 23 de julho e a segunda fase entre 01 e 07 de setembro".

"Deste modo, a atividade letiva pode estender-se até 26 de junho", declarou o primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório