Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

CDU exige regresso da gestão da água aos municípios do Alto Minho

A coordenadora da CDU no distrito de Viana do Castelo defendeu hoje o regresso da gestão de redes de água em baixa e de saneamento aos municípios da região face ao "agravamento" do valor das tarifas.

CDU exige regresso da gestão da água aos municípios do Alto Minho
Notícias ao Minuto

10:08 - 08/04/20 por Lusa

Política Alto Minho

Contactada pela agência Lusa a propósito da posição que o partido hoje assumiu em comunicado, sobre as consequências da concessão daqueles serviços à Águas do Alto Minho (AdAM), Cláudia Marinho adiantou que o objetivo é que os câmaras e assembleias dos sete municípios que integram a empresa "voltem a discutir e deliberar sobre o abastecimento da rede pública de água em baixa e os serviços de saneamento básico".

A Águas do Alto Minho é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito - Ponte da Barca, Monção e Melgaço - reprovaram a constituição daquela parceria.

Cláudia Marinho, que é também vereadora na Câmara de Viana do Castelo e que rejeitou a constituição da empresa, disse que irá avançar com uma proposta para revogação do contrato junto da maioria socialista no executivo municipal.

"Sendo o Estado português o acionista maioritário desta nova sociedade, corria-se e corre-se o risco sério de o mesmo, por opção política ou razões ideológicas, decidir a privatização da sua parte social, colocando o bem mais precioso da humanidade no poder de um grupo económico", sustenta a responsável comunista na nota enviada à imprensa.

A nova empresa começou a operar em janeiro, "dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, a cerca de 100 mil clientes e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes".

"Bastaram dois meses de concessão para constatar um insólito agravamento no custo das tarifas da água, o que suscitou as mais amplas e justificadas reclamações dos utentes. A CDU teve razão na opção tomada, votando contra a solução adotada pela maioria dos executivos camarários que foram favoráveis a esta opção, tal como vários presidentes de junta e uniões de freguesias", acrescenta Cláudia Marinho.

Em março, um movimento constituído por residentes nos sete concelhos que integram a empresa lançou uma petição pública a pedir o fim da Águas do Alto Minho, face "ao aumento exponencial" dos valores faturados pela empresa.

No texto que, às 09:00 de hoje, tinha 5.274 assinaturas, os peticionários dizem que, "na primeira fatura de água e saneamento, enviada a mais de 70 mil pessoas (individuais e coletivas), foram milhares os surpreendidos com os valores exorbitantes".

"Há inúmeros relatos de pessoas cuja fatura aumentou 50 ou até mesmo 100%, mas há casos em que os consumidores passaram a pagar três, quatro ou até sete vezes mais (...)", argumentam, apontando exemplos de faturas.

Acrescentam existirem casos "da cobrança da taxa de saneamento em zonas onde a rede pública ainda não chegou".

Aquando do lançamento da petição, o presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu que o tarifário da água praticado no concelho não sofreu "nenhuma alteração", mas admitiu que nos restantes seis "houve ajustamentos de tarifários".

"Houve alguns aumentos nos outros seis concelhos porque se tiveram de ajustar ao novo tarifário. Já era uma situação conhecida", referiu.

O autarca, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho explicou ainda que, "nas 107 mil faturas" emitidas a partir de janeiro pela Águas do Alto Minho, "foram detetadas cerca 600 que apresentavam alguns erros, resultantes de falhas informáticas" que justificou com "a integração dos sete sistemas informáticos municipais no sistema da empresa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório