Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Oito idosos infetados pela Covid-19 no lar de Turquel em Alcobaça

O número de idosos infetados com covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, concelho de Alcobaça, aumentou hoje para oito, divulgou a administração.

Oito idosos infetados pela Covid-19 no lar de Turquel em Alcobaça
Notícias ao Minuto

23:05 - 07/04/20 por Lusa

País Covid-19

Dos 35 utentes da instituição que foram testados "sete tiveram resultado positivo", disse à agência Lusa Luís Santos, administrador do Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, no concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria.

Os 35 utentes foram testados depois de no dia 31 de março uma idosa de 86 anos, internada no Hospital de Leiria, ter sido o primeiro caso de infeção com covid-19 confirmado na instituição.

Dos testes realizados aos utentes, 21 deram negativo, um terá de ser repetido porque foi inconclusivo e falta ainda conhecer o resultado de seis.

De acordo com Luís Santos foram também realizados testes a todas as funcionárias do lar, das quais duas testaram positivo e as restantes negativo.

O responsável pela instituição disse à Lusa estar a aguardar "instruções das autoridades de saúde", mas adiantou que o lar "tem condições para manter todos os idosos infetados em isolamento" considerando não haver "necessidade de os deslocar para outros locais".

O Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, é o único do concelho de Alcobaça onde foram registados casos positivos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil. Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes e 12.442 casos de infeções confirmadas. Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório