Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Alfândega da Fé cancela Festa da Cereja devido a Covid-19

O município de Alfândega da Fé cancelou a edição deste ano da Festa da Cereja, iniciativa que atrai milhares de visitantes a este concelho do Nordeste Transmontano, informou hoje a autarquia.

Alfândega da Fé cancela Festa da Cereja devido a Covid-19
Notícias ao Minuto

22:04 - 07/04/20 por Lusa

País Pandemia

Um comunicado assinado pelo presidente da câmara, Eduardo Tavares, refere que "a autarquia cancelou o evento que este ano iria ter lugar nos dias 12, 13 e 14 de junho e que anualmente" leva "milhares de visitantes ao concelho".

Sendo a Festa da Cereja "o grande evento do concelho e uma importante montra económica de toda a região", a câmara salienta que "esta é uma medida difícil" e que "está consciente de todos os constrangimentos que este cancelamento pode causar" aos produtores, aos empresários locais e a toda a comunidade.

"Contudo, a vida das pessoas está em primeiro lugar, é muito mais importante que qualquer evento que o município promova. Neste momento é fundamental assegurarmos a saúde e a segurança da nossa população", justifica.

A autarquia reconhece que "os próximos tempos vão ser difíceis, de grande exigência e de sacrifícios para todos", prometendo que o município estará ao lado dos "mais vulneráveis e mais expostos nesta crise", das famílias confrontadas com o desemprego, "das empresas que viram os seus negócios fechar" e das "instituições de solidariedade e cariz humanitário".

"Estamos certos de que vamos vencer esta guerra contra o coronavírus e que no próximo ano vamos estar todos juntos na Festa da Cereja 2021", conclui o comunicado.

A cereja tornou-se no símbolo de Alfândega da Fé, que não é o maior produtor nacional do fruto, mas fez dele uma atração gastronómica e turística.

Há 37 anos que a feira e festa se repetem anualmente, servindo também de montra a outros produtos regionais.

Portugal encontra-se em estado de emergência até ao final do dia 17 de abril devido à pandemia de covid-19.

Segundo o último balanço oficial, registaram-se 345 mortes no país e há 12.442 casos de infeção confirmados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório