Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Gondomar cria Centro de Acolhimento Temporário com 225 camas

A Câmara de Gondomar criou um Centro de Acolhimento Temporário de Retaguarda dedicado à pandemia covid-19 distribuído por três espaços do concelho, num total de 225 camas, indicou hoje o presidente da autarquia, Marco Martins.

Gondomar cria Centro de Acolhimento Temporário com 225 camas
Notícias ao Minuto

13:55 - 07/04/20 por Lusa

País Covid-19

O Centro de Acolhimento Temporário de Retaguarda de Gondomar, concelho do distrito do Porto, está dividido entre o Pavilhão Municipal de Fânzeres, com 90 camas, o Multiusos de Gondomar, com 60 camas, e o Seminário do Bom Pastor, com 75 camas.

Estes espaços ficarão agora à disposição das entidades de saúde, ou prontos para acolher população de lares em caso de necessidade, disse à agência Lusa Marco Martins.

"Temos esperança que nada disto seja necessário, mas preparamos tudo para acorrer a qualquer necessidade e emergência. Se vier a ser necessário deslocar lares ou pessoas em extrema necessidade é o que faremos. De qualquer forma, os espaços já foram disponibilizados às instituições de saúde e Segurança Social, ficando ao critério dessas entidades usá-los conforme necessite", descreveu o presidente da câmara.

De acordo com o autarca, a autarquia tem reserva de material para mais 180 camas.

Sobre o espaço preparado no Seminário do Bom Pastor, localizado na fronteira entre Gondomar e Valongo, este resulta de uma parceria com as Diocese do Porto.

As instalações contam com alas femininas e masculinas, instalações sanitárias, posto médico, sala de medicação e enfermagem, estando previsto o acompanhamento por equipas com pelo menos um médico e três enfermeiros, além da disponibilidade de uma bolsa de voluntários composta por cerca de 70 pessoas, entre enfermeiros, profissionais da área da pediatria e estudantes universitários de Medicina.

Para pôr em marcha esta medida, "o município contou com a colaboração do Exército, da Ordem de Malta e do Rancho Regional de Fânzeres", lê-se numa publicação do 'site' da autarquia.

Portugal regista hoje 345 mortos associados à covid-19, mais 34 do que na segunda-feira, e 12.442 infetados (mais 712), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de segunda-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortos (186), seguida da região Centro (88), da região de Lisboa e Vale do Tejo (64) e do Algarve, com sete mortos.

Relativamente a segunda-feira, em que se registavam 311 mortos, hoje observou-se um aumento de 11% (mais 34).

Ainda de acordo com o relatório divulgado hoje pela DGS, o concelho de Gondomar é o quarto que apresenta mais casos de infeção com 528 infetados, atrás de Vila Nova de Gaia (551), Porto (730) e Lisboa (754).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório