Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

CDS-PP de Vila Verde quer gabinetes de apoio à população e empresas

O CDS-PP de Vila Verde quer que sejam distribuídas máscaras gratuitas "com a máxima brevidade", criados "gabinetes SOS Covid-19" para empresas e munícipes e "equipas de apoio" para entrega de medicamentos, alimentos e refeições, reivindicou hoje aquele partido.

CDS-PP de Vila Verde quer gabinetes de apoio à população e empresas
Notícias ao Minuto

13:38 - 07/04/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado enviado hoje à Lusa, a estrutura concelhia do CDS-PP de Vila Verde, distrito de Braga, refere que "com a disponibilidade de todos, com as ideias de todos e com a ajuda de todos, tudo será mais fácil".

No texto, salientando que os vila-verdenses precisam de "liderança", o CDS-PP enumera várias medidas que entendo como úteis: "Distribuir máscaras gratuitamente à população com a máxima brevidade, criar um gabinete 'SOS Covid-19 Munícipe' com o objetivo de informar e apoiar nas mais variadas vertentes e informação, com especial atenção ao apoio psicológico, e um gabinete 'SOS Covid-19 Empresas', com o objetivo de informar e apoiar as empresas a recorrer aos diversos apoios e subsídios entretanto criados pelo Estado, para manter emprego e rentabilidade económica", lê-se.

O partido quer ainda que seja criada uma "uma linha de apoio social Covid-19, com o objetivo de através de um contacto gratuito ter acesso ao apoio social e de saúde do município e a "criação de equipas de apoio".

A estas equipas seriam entregues as tarefas de "entrega domiciliária de bens de consumo e medicamentos àqueles que, por motivos vários, possam ter dificuldades na sua aquisição".

Às juntas de freguesia, o CDS-PP propõe que sejam encarregues da "entrega domiciliária de refeições a todos os alunos e jovens que beneficiem do Escalão A de Ação Social Escolar, a disponibilização de espaços de quarentena para as pessoas de capacidade económica reduzida que não tenham meios que permitam cumprir com necessidades de isolamento".

Aquele partido quer ainda a "disponibilização de uma plataforma 'online' para proceder a compras de bens essenciais, especialmente para quem está longe dos seus familiares, que são posteriormente entregues no domicílio".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a domingo (+6%).

Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório