Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Moncorvo cria base de dados para que voluntários possam ajudar em IPSS

O município de Torre de Moncorvo anunciou hoje ter em curso a criação de uma base de dados de voluntários para colaborarem com as IPSS do concelho, no âmbito do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil,

Moncorvo cria base de dados para que voluntários possam ajudar em IPSS
Notícias ao Minuto

17:31 - 06/04/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo um comunicado da autarquia, enviado à Lusa, a ideia passa por uma coloboração e ajuda na prestação de diversos cuidados e apoios aos munícipes que se encontram nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) daquele concelho do distrito de Bragança.

"A iniciativa surge após se constatar que este surto pandémico tem acarretado sérias dificuldades às instituições do concelho que prestam apoio e assistência à população mais vulnerável, pelo que urge articular esforços que permitam a continuidade desses apoios e assistência", indica o município.

As pessoas interessadas em fazer voluntariado devem preencher uma ficha de inscrição, que se encontra disponivel na página oficial da autarquia, e remetê-la à Câmara de Torre de Moncorvo por via eletrónica.

"O município tem vindo a acompanhar em permanência a situação a nível local, avaliando diariamente a evolução da pandemia e a necessidade de adoção de novas medidas para fazer face a este surto pandémico e aos seus efeitos", frisa informação divulgada ao início da tarde de hoje.

Além das medidas tomadas que visam a redução das situações propícias à propagação do contágio, "têm-se implementado outras que pretendem minimizar os constrangimentos, como é o caso da base de dados de voluntariado".

No sábado foi anunciado pelo provedor da Misericórdia local a existência de 13 utentes e de uma funcionária infetados com o novo coronavírus na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

"Há 14 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que 13 são utentes e uma funcionária", confirmou à Lusa Fernando Gil, adiantando que "foram acionados todos os mecanismos possíveis para conter a propagação da covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus) ".

A UCC é gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo (SCMTC) e tem 24 utentes, sendo que 11 utentes testaram negativo para o coronavírus.

As medidas de contingência já foram aplicadas há mais de 15 dias, estando a UCC em isolamento profilático.

O presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, adiantava à Lusa que os 24 utentes foram separados em dois grupos.

"Há 13 utentes infetados que foram transferidos para uma ala da UCC e em outra estão os não infetados. A acompanhar os doentes que se encontram na UCC estão de serviço cinco funcionários, sendo que três são auxiliares e dois enfermeiros", concretizou o autarca.

Contactado pela Lusa, o autarca Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves disse que, neste momento, ainda se aguardada, o resultado dos testes já efetuados pela ULS do Nordeste.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 140 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório