Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Quer ajudar? Campanha angaria fundos para "salvar refugiados da Covid-19"

A angariação de fundos, organizada por uma plataforma portuguesa, tem como objetivo de arrecadar 30 mil euros para a aquisição de material de proteção individual, equipamento médico e para ajudar as equipas que se encontram no terreno.

Quer ajudar? Campanha angaria fundos para "salvar refugiados da Covid-19"
Notícias ao Minuto

22:34 - 04/04/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A plataforma portuguesa HuBB - Humans Before Borders iniciou, este sábado, uma angariação de fundos para ajudar a financiar o plano médico de emergência de apoio aos refugiados nos campos de Moria e Samos, que acolhem no total cerca de 42 mil migrantes.

Em comunicado, a organização da campanha 'A solidariedade não faz quarentena' refere que "todas as medidas de prevenção que usamos contra o Covid-19 não serão possíveis nos campos de refugiados" considerando que, na maioria das situações nestes locais, "não há lavatórios para todos lavarem as mãos, não é possível aplicar medidas de distanciamento social, não é possível realizar quarenta numa tenda dividida por muitas pessoas e não existem cuidados médicos suficientes".

De acordo com a HuBB, há Organizações Não-Governametais com presença nestes campos de refugiados Gs no terreno (BRFKitrinosMVI, Health Point Foundation, Med'EqualiTeam) que já "detalharam um plano que contempla já os materiais, medicação e os recursos humanos e logísticos necessários para salvar vidas" no âmbito do surto do novo vírus. 

E é perante estes planos, que a plataforma estipulou uma meta de 30 mil euros nesta angariação de fundos, sendo que 15 mil euros estão destinados para equipamento de proteção individual e equipamento médico diverso, 10 mil euros estão previstos para medicamentos e cinco mil pensados para apoiar as equipas no terreno.

No espaço de cerca de seis a plataforma mais conseguiu cerca de mil euros. Para ajudar pode fazer o seu donativo AQUI

É de recordar que esta semana foi confirmado o contágio de uma refugiada em Ritsona, na Grécia, um dos campos de refugiados mais bem organizados do país, a 75 quilómetros de Atenas, com cerca de 2.700 pessoas em contentores. 

Segundo os dados mais recentes da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), na Grécia há 118 mil refugiados e pessoas que pediram asilo político, dos quais 76 mil estão no continente e 42 mil nas ilhas do Egeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório