Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Parque das Serras recebeu 10 mil árvores de projeto de reflorestação

No âmbito do Programa Metro Quadrado foram plantadas no início de março de 10 mil árvores e arbustos em mais de 10 hectares do Parque das Serras do Porto, visando tornar floresta nativa áreas de eucalipto, acácias e háqueas.

Parque das Serras recebeu 10 mil árvores de projeto de reflorestação
Notícias ao Minuto

17:58 - 03/04/20 por Lusa

País Árvores

A medida, disse hoje à Lusa fonte do Parque das Serras, decorre de "um investimento da Lipor, no final de 2019, de 114 mil euros, financiados a 80% pelo Fundo ambiental "Programa Conservação da Natureza e da Biodiversidade - Melhoria do conhecimento e do estado de conservação do património natural e da biodiversidade do país".

A Lipor- Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, prevê um "custo anual de 45 mil euros na manutenção dos 30 hectares do Programa Metro Quadrado", refere ainda a fonte.

"Além da elaboração de um estudo com vista à implementação de um projeto de Sequestro de Carbono nas Serras do Porto", lê-se na página no Facebook do Parque das Serras, foi promovida "a expansão do Programa Metro Quadrado, contando para tal com o cofinanciamento do Fundo Ambiental. Neste âmbito, foram intervencionados mais de dez hectares de terrenos onde predominava o eucalipto e/ou espécies invasoras como acácias e háqueas, com o propósito de serem reconvertidos em floresta nativa (...) associados à estratégia de defesa contraincêndios".

Refere a publicação que nessas novas áreas foi "efetuado o controlo das plantas exóticas e a adequada preparação do terreno, seguida da plantação de árvores como o sobreiro, o pinheiro-manso, o carvalho-alvarinho ou o medronheiro".

Neste processo estão também envolvidos a Junta de Freguesia de Valongo e diversos outros proprietários que compreenderam a relevância deste trabalho em prol da gestão florestal e da biodiversidade, menciona ainda a publicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório