Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Junta de Freguesia de Matosinhos desinfeta lares e instituições sociais

A Junta de Freguesia de Matosinhos - Leça da Palmeira, em Matosinhos, vai desinfetar os lares e instituições sociais e distribuir-lhes um "kit" com equipamentos de proteção e um computador para "comunicar com o exterior", anunciou hoje o presidente.

Junta de Freguesia de Matosinhos desinfeta lares e instituições sociais
Notícias ao Minuto

19:21 - 02/04/20 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à Lusa, o socialista Pedro Sousa adiantou que a desinfeção será diária e tem por objetivo "minimizar eventuais riscos de contágio" entre idosos e trabalhadores das instituições.

Além disso, o autarca referiu que vai ser distribuído um "kit de emergência solidário" a cada lar composto por vários equipamentos de proteção individual, produtos de higienização e um tablet ou computador portátil para que os idosos possam comunicar com os familiares e amigos.

Outra das medidas passa pela atribuição de um cabaz solidário e vales de compras no comércio local aos 80 bombeiros das corporações de Leixões e Matosinhos-Leça, no distrito do Porto, que estarão afetos ao projeto "Fique em Casa, a Junta Vai por Si!", assente na distribuição de alimentos e medicamentos aos mais vulneráveis, contou.

"Estamos ainda a equacionar a forma de comparticipar as despesas com água ou eletricidade destes 80 bombeiros", disse o também deputado na Assembleia da República.

Já às corporações, às quais estes operacionais estão afetos, vai-lhes ser atribuído um apoio financeiro, sublinhou.

Estas medidas "extraordinárias são fundamentais" para o dia-a-dia das corporações e são uma forma de reconhecimento pelo seu esforço, ressalvou.

Para Pedro Sousa este é o momento em que a junta deve alterar o orçamento que tem e concentrar tudo na área social, quer no apoio às instituições ou aos cidadãos mais carenciados, quer na implementação de medidas mitigadoras da covid-19.

"Vivemos um momento único na nossa história e temos que fazer tudo para salvar vidas e lutar pela sobrevivência da própria humanidade", sublinhou.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação a terça-feira (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado hoje o seu prolongamento até ao final do dia 17 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório