Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

PSP detém duas pessoas nos Açores por não cumprirem isolamento

A PSP deteve nos Açores, na quarta-feira, em São Miguel, duas pessoas por não terem respeitado o isolamento profilático e o recolhimento domiciliário, no âmbito da pandemia de covid-19, anunciou hoje a polícia.

PSP detém duas pessoas nos Açores por não cumprirem isolamento
Notícias ao Minuto

16:20 - 02/04/20 por Lusa

País Covid-19

No relatório da atividade diária do Comando Regional dos Açores, a polícia informa que deteve em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, um homem de 23 anos "pelo crime de desobediência, em virtude deste não ter respeitado o isolamento profilático (ordem de quarentena no domicílio, imposta pela Autoridade de Saúde Regional)".

Em Rabo de Peixe, também na ilha de São Miguel, foi detido um homem de 33 anos, "pelo crime de desobediência, em virtude deste não ter respeitado o isolamento nos termos do dever geral de recolhimento domiciliário".

O relatório de atividade diária da PSP adianta ainda que em São Roque do Pico foi elaborado "um processo-crime por desobediência a um homem de 29 anos, em virtude deste não ter respeitado a ordem de quarentena no domicílio, imposta pela Autoridade de Saúde Regional".

O Governo dos Açores decidiu hoje fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou hoje o líder do executivo.

Ficam interditadas, segundo Vasco Cordeiro, "as deslocações entre concelhos" a partir das 00:00 de sexta-feira e as 00:00 de dia 17 de abril.

"Estas medidas aqui anunciadas pretendem salvaguardar a saúde pública, concretamente na ilha de São Miguel, mas só surtirão efeito se todos nós as cumprirmos escrupulosamente", acrescentou.

Em conferência de imprensa em Ponta Delgada, o chefe do executivo açoriano (PS) sublinhou que, após os resultados laboratoriais mais recentes, a Autoridade de Saúde Regional considera que a ilha de São Miguel "se encontra em situação epidemiológica potencial de transmissão comunitária ativa, com elevado risco de cadeias de transmissão em todos os concelhos da ilha".

O Governo dos Açores determinou também o encerramento do atendimento ao público em todos os serviços públicos, da administração regional e local, de estabelecimentos comerciais, industriais e serviços, na ilha de São Miguel.

A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje para 63 o número de casos positivos de covid-19 na região, com três novos infetados em São Miguel, dois na Terceira e um na Graciosa.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório