Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Dois meios aéreos espanhóis retomam buscas por jovem de Melgaço amanhã

As buscas para encontrar um jovem que caiu ao rio Minho, na terça-feira, em Melgaço, foram hoje interrompidas e são retomadas na quinta-feira, às 08:00, com apoio de dois meios aéreos espanhóis, informou o capitão do porto de Caminha.

Dois meios aéreos espanhóis retomam buscas por jovem de Melgaço amanhã
Notícias ao Minuto

22:58 - 01/04/20 por Lusa

País Melgaço

Contactado pela agência Lusa, o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Caminha, Pedro Costa, explicou que aqueles meios aéreos serão garantidos pela Guardia Civil e pela Agência de Emergência Galega 112 (Axega).

Na terça-feira, o jovem de 26 anos "escorregou e caiu" quando "passeava" junto ao rio internacional, na freguesia de Remoães, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

As buscas a realizar na quinta-feira, no troço internacional do rio Minho, vão contar com a participação de Pedro Costa, com três embarcações, duas espanholas e uma da PM de Caminha. Em terra, nas duas margens, as operações envolverão meios dos bombeiros voluntários de Melgaço e da Guardia Civil espanhola.

Segundo Pedro Costa, estas operações mobilizarão mais de 20 operacionais dos dois países.

Hoje, adiantou o capitão do porto de Caminha, as buscas terminaram cerca das 19:05, sem sucesso. Participaram dois meios aéreos, um da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outro da Guardia Civil, tendo sido feitas buscas desde Melgaço até ao concelho vizinho de Monção.

"A área de maior probabilidade, na freguesia de Remoães, foi investigada com bastante rigor e não foi encontrado nenhum indício. Na quinta-feira, voltaremos a essa área. Não estando aí, entraremos na fase de alargar a área de busca", especificou.

Pedro Costa adiantou que a família do jovem, natural de Remoães, está a receber apoio de um psicólogo, disponibilizado pelo serviço municipal de proteção civil de Melgaço.

O acidente ativou, como é habitual naquela zona transfronteiriça, o projeto ARIEM+ - Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços.

Os objetivos do ARIEM+ incluem a criação de uma Rede de Comando Operacional Único para a gestão conjunta de recursos humanos e materiais em situações de risco que melhorem a gestão e coordenação de emergências no local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório