Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Rastreio nos 15 centros do Norte feito no prazo máximo de uma semana

A ARS Norte garantiu hoje que os testes à covid-19 estão a ser efetuados no "prazo máximo de uma semana" e revelou estar a trabalhar para que, em breve, possa existir um centro por agrupamento de centros de saúde.

Rastreio nos 15 centros do Norte feito no prazo máximo de uma semana
Notícias ao Minuto

20:42 - 01/04/20 por Lusa

País Covid-19

"Mesmo com o aumento do número de pessoas referenciadas (agora pelos próprios médicos de família), os testes são efetuados no prazo máximo de uma semana", assegurou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, quando questionada pela Lusa sobre o atual tempo de espera para realizar um teste nos 15 centros de rastreio à covid-19 instalados na sua área da atuação.

Segundo aquela autoridade de saúde, "nos próximos dias" está ainda previsto o aumento da capacidade de resposta dos centros de testes à covid-19 a funcionar na região e que estão já em funcionamento.

Por outro lado, revela aquela entidade, é objetivo da ARS Norte que "em cada ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] possa existir, no mais breve espaço de tempo possível, pelo menos um centro de testes. É neste objetivo que estamos a trabalhar", adiantou.

De acordo com a listagem publicada na página da Administração Regional de Saúde, na região existem 15 centros de rastreio, um no concelho de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro; dois no distrito de Braga, na capital de distrito e em Guimarães; sete no distrito do Porto, nos municípios de Gaia (2), Gondomar, Lousada, Penafiel, Santo Tirso e Porto.

No distrito de Viseu, estão a funcionar, neste momento, dois centros de rastreio, um em Lamego e um outro em Viseu. Há ainda um centro no distrito de Vila Real, um no de Viana do Castelo e outro em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.

Estes centros estão a ser assegurados por várias empresas, nomeadamente os laboratórios Germano de Sousa, a Medicina Laboratorial Dr. Carlos Torres (Unilabs), o Laboratório do Hospital de São João, no Porto.

A maioria dos centros de rastreios está a funcionar de segunda a domingo entre as 08:00 e as 18:00.

Na terça-feira, a Unilabs Portugal afirmou que está a "fazer um esforço interno sem precedentes" para dar resposta às marcações de teste de rastreio à covid-19, que em 72 horas tiveram "aumento exponencial", criando dificuldades para "milhares de pessoas".

Em comunicado, o grupo laboratorial salienta que tem a capacidade de realizar mil testes por dia, em todo o país, para o rastreio da população, pedindo a compreensão de quem procura aquele serviço.

Refere ainda que tem também respondido a solicitações de outras entidades "consideradas prioritárias", tais como hospitais públicos, lares de idosos e outras entidades de saúde que, à semelhança da população, também necessitam de testes.

"A nossa prioridade é ajudar a realizar o maior número de diagnósticos de covid-19 e estamos a fazer o maior esforço para articular os pedidos de marcação dos utentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pessoas suspeitas de infeção com prescrição médica", informa.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 870 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 44 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório